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NRE Toledo

10/05/2019

ACADÊMICOS DA UTFPR INTEGRANTES DO PIBID REALIZAM EXPOMAT NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Acadêmicos da UTFPR Campus Toledo coordenados por professores do curso de Licenciatura em Matemática, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, realizaram nessa semana uma série de atividades em colégios estaduais de ensino fundamental e médio da rede estadual. A escolha da semana foi devido ao dia Nacional da Matemática, comemorada no dia 06 de maio. De segunda a quinta feira, atividades alusivas à disciplina de Matemática foram apresentadas de forma lúdica e divertida por meio de jogos, mágica e dobraduras a estudantes e professores.

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. Ocorre por meio de um edital de seleção, onde os acadêmicos com melhores coeficientes de rendimento inscritos são classificados de acordo com o número de vagas.

O núcleo do PIBID em Toledo da área de Matemática da UTFPR, é composto por três professores coordenadores Ivan, Loreci e Renato, 24 alunos bolsistas e 3 professores supervisores nos estabelecimentos escolhidos pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, professor Rubens do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, professora Ivete do Colégio Estadual Antônio José Reis, e Francisca do Colégio Estadual Jardim Gisele. Esse núcleo define o cronograma de trabalho, pois cada aluno tem que desenvolver 12 horas de atividades por semana, 4 horas por semana nas escolas, 4 horas por semana na universidade e outras 4 horas por semana em casa ou outro local.

Através do programa PIBID, acadêmicos da UTFPR auxiliam nas salas de apoio nas escolas estaduais, na preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, auxiliam os professores regentes de classe, e por meio dele realizaram o planejamento da Expomat – Semana da Matemática. Os Colégios escolhidos para exposição dos trabalhos foram Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego, Colégio Estadual Dario Vellozo e Colégio Estadual Presidente Castelo Branco nos períodos matutino e vespertino.

As atividades consistiram em jogos, materiais e atividades que demonstrassem a matemática de forma divertida. Segundo o coordenador Ivan, a exposição foi pensada para facilitar a compreensão dos alunos a respeito do universo matemático, que pode ser usada em atividades simples do cotidiano, como jogos e brincadeiras. Outro objetivo é estimular a aprendizagem e incentivar estudantes a cursarem Licenciatura em Matemática na UTFPR.

Algumas das atividades foram mesa de bilhar elíptico desenvolvida pelos acadêmicos Otávio e Alienara onde alunos devem tentar encaçapar as bolinhas seguindo algumas regras usando as propriedades da elipse; o projeto matemágica desenvolvido pelas alunas Letícia, Eduarda e Daniela, no intuito de usar a matemática para fazer adivinhações, como funções logarítmicas para cartas, equações de primeiro grau para adivinhar as faces de dados, função exponencial entre outros; os alunos Gustavo, Anderson, Maria, Eduarda, Ana e Maria, fizeram um projeto visando estimular reflexão sobre simetria, abordaram o conceito do eixo de simetria, através de círculos, palavras, formação de imagens com espelhos por meio de fórmulas, caleidoscópios e caleidociclos.

No projeto de dobraduras, o aluno Welton utilizou caleidociclo e realizou trabalhos sólidos geométricos como dodecaedro, cubo infinito, suporte para celulares, dentre outros. Já os alunos Felipe e Nilson trouxeram vários jogos que desafiam a lógica matemática, como a torre de Hanói, onde estudantes devem utilizar uma função da matemática para determinar o mínimo de passos para transportar as peças de uma torre a outra sem por peças maiores em cima das menores, o cubo mágico, tangram, xadrez, dentre outros.

Para as alunas Débora e Izabel do 3º ano matutino do Dario Vellozo, as atividades foram estimulantes e divertidas. Para elas, as metodologias utilizadas principalmente nos exercícios de lógica favoreceram a comunicação e a compreensão.

Segundo o professor e coordenador do PIBID Loreci, atividades assim são boas tanto para alunos das escolas pois facilitam o processo de ensino-aprendizagem, quanto para os acadêmicos da UTFPR, uma vez que se desenvolvem melhor dentro do processo de iniciação à docência, criando maturidade e autonomia no ensino. O professor ressalta ainda que a experiência é muito maior dentro do programa pois os alunos tem mais tempo para se dedicar ao curso e possuem mais sucesso na docência, com carreiras conceituadas. Professores e alunos esperam que o programa do Governo Federal possa continuar capacitando docentes e contribuindo para a formação de alunos na educação básica nos próximos anos.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo

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