Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

08/05/2019

ALUNOS DO NRE TOLEDO SÃO PREMIADOS NA FEPARCIT 2019

Como anunciado há algum tempo, alunos das escolas jurisdicionadas ao Núcleo Regional de Educação de Toledo foram classificados para participar da FEPARCIT que foi realizada dos dias 02 a 04 de maio em Cascavel.
A FEPARCIT – Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia é uma exposição de trabalhos de iniciação científica realizados por alunos e professores de nível médio e técnico de instituições públicas ou privadas do Estado do Paraná. O objetivo é estimular a criatividade e resolução de problemas por meio do incentivo a pesquisa científica.

Diante disso, alunos do Colégio Estadual Pio XII do município de Maripá, Gustavo Ghiel Merlo, Victor Rafael da Silva e Beatriz da Silva Rocha desenvolveram um projeto de pesquisa a partir do reaproveitamento do sabugo de milho, uma vez que possui propriedades eficazes na produção de outros artefatos em prol da sustentabilidade e da proteção ao meio ambiente. O projeto Viabilidade do uso do farelo do sabugo de milho como isolante térmico e acústico na fabricação de telhas para cobertura de aviários, sob a orientação da professora Adriana C. Marquioro Baumann, foi premiado com o 3º lugar em Engenharias e suas aplicações.

Da mesma forma, alunos do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, sob orientação da Agente Educacional II Dioneia Schauren, foram premiados na mesma FEPARCIT, demonstrando o alto nível de conhecimento de nossos estudantes. Os projetos são resultados do Clube de Ciências da instituição, com pesquisas voltadas a sustentabilidade, conservação ambiental, criação de produtos biodegradáveis e viabilidade econômica, dentre outros.

As premiações foram:

-1º lugar na categoria geral para Ana Carolina Gonçalves Selva;
-1º lugar na categoria de Engenharia para Vinícius E. Stulp;
-1º lugar na categoria Biológicas para Isaura Vieira Barboza;
-1º lugar na categoria agrárias para Júlia Coppini Schuch;
-3º lugar categoria agrárias Ketlyn V. Turetta;
- Prêmio de destaque em rigor científico, credencial para Mostra Capital de Ciências e Tecnologia no município de Feliz no RS em 2020 + bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ para Kemily Piva Bandoch;
- Credenciamento para MCTEA em Abaetetuba-PA para Luísa Fernanda Stulp;
- Destaque de Inovação + bolsa de iniciação científica CNPQ e Credencial para a FENADANTE – Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri para Ana Carolina Gonçalves Selva;
-Destaque em Empreendedorismo + bolsa de iniciação científica para Emaboely Loeblein de Sousa;
- Credencial para FEPACTI - Feira de Paraupebas de Ciências Tecnologia e Inovação 2019 para Isaura Vieira Barboza.


As bolsas de iniciação científica do CNPQ são válidas por um ano para que os alunos possam continuar a frequentar o clube de ciências, realizando pesquisas e trabalhando com iniciação científica.

Os resultados das feiras só demonstram o nível de atuação e comprometimento dos estudantes. É o reconhecimento pelo esforço e dedicação de alunos e professores que se dispõem a pesquisar e buscar alternativas para a resolução de problemas em nossa sociedade, facilitando o progresso, o desenvolvimento sustentável, a formação de indivíduos altruístas, competentes e dedicados.

Ainda nessa semana, a orientadora Dioneia Schauren juntamente com alunos do clube de ciências classificados na Mostratec em 2018, farão parte de um workshop de treinamento da seleção brasileira para a Feira Intel ISEF, que é a feira internacional de ciências e engenharia realizada anualmente nos EUA. É considerada a maior feira para alunos que não chegaram ao nível universitário. Participam projetos de 70 nações e territórios diferentes. Esse é mais um motivo de orgulho aos alunos e orientadora por terem a oportunidade de representar nosso estado e país em uma feira de tamanha magnitude.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.