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07/05/2019

ACADÊMICOS DA UTFPR REALIZAM OFICINAS DE MATEMÁTICA NO CE ANTÔNIO JOSÉ REIS

Professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR desenvolveram um projeto com os acadêmicos de produção de oficinas de matemática para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio para escolas públicas. O projeto atua desde 2015, tendo sido executado na própria instituição no ano de 2015 a 2017, mas devido à diminuição no número de participantes, em 2018 eles optaram por realizar as oficinas nas instituições de ensino da rede pública.

As oficinas são desenvolvidas semestralmente em escolas diferentes. No semestre passado o Colégio Estadual Dario Vellozo foi contemplado e este semestre ocorre no Colégio Estadual Antônio José Reis no dia da comemoração da matemática, dia 06 de maio nos três turnos e dia 08 de maio a noite. Cerca de 47 acadêmicos divididos em grupos de 3 ou 4, aplicam as oficinas nas salas de aula para alunos do Ensino Fundamental e Médio, de acordo com a disciplina de estágio que estão cursando.

O projeto foi desenvolvido pelos professores Émerson Tortola, Bárbara Diesel Novaes, Ana Cláudia Merli e Renato Merli, ambos das disciplinas de Estágio supervisionado I, II, III e IV, e do programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática na UTFPR. A cada semestre, os professores fazem reuniões com os acadêmicos para prepararem oficinas com atividades matemáticas que sejam trabalhadas de forma lúdica, divertida e diferenciada.

As oficinas são aplicadas dentro do horário das aulas de cada instituição. Cada aluno pode realizar duas oficinas, antes e após o intervalo. Como o CEAJOR só possui Ensino Fundamental a tarde, além do dia 06 de maio, as oficinas também serão ministradas na quarta-feira a noite para contemplar os demais alunos do Ensino Médio. Além das oficinas aos alunos, será oportunizada uma oficina aos pais. No semestre passado houve excelente aceitação dos pais com cerca de 25 integrantes. Nessas oficinas, os acadêmicos trabalham temas úteis a estrutura familiar como educação financeira que será o tema desse semestre. A oficina de pais ocorre em horário diferenciado, das 19h às 22h.

Os coordenadores do projeto e outros docentes da UTFPR, realizam a avaliação dos acadêmicos na execução das oficinas. Inclusive, os próprios professores da rede estadual auxiliam na avaliação, uma vez que são muitos acadêmicos. Essa avaliação diz respeito ao feedback das oficinas, que podem ser imediatas, dando ao acadêmico o retorno das suas atividades, para que esse possa melhorar na próxima execução. Ocorre por meio de uma ficha de avaliação com critérios específicos e espaço para comentários que são preenchidos pelos professores. A orientação é que os professores conversem com os acadêmicos tão logo termine as oficinas, principalmente se há questões pontuais que possam ser melhoradas nas próximas. Depois do término há uma socialização de todos os feedbacks coletados com os alunos e eles mesmos se auto avaliam.

Além das Oficinas de Matemática, há outro projeto em paralelo que é o Residência Pedagógica, aplicada junto as disciplinas de estágio, onde 24 acadêmicos participam. O projeto se caracteriza por alunos do 5º ao 8º período do curso de Matemática da UTFPR acompanharem professores preceptores da rede estadual semanalmente, auxiliando nas atividades da escola e conhecendo a dinâmica do trabalho. Os colégios que estão inseridos no programa atualmente são Colégio Estadual Antônio José Reis, Colégio Estadual Jardim Europa e Colégio Estadual Jardim Porto Alegre.

Essa semana também há outro programa envolvendo acadêmicos da UTFPR  nas escolas estaduais, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em comemoração a semana da matemática, onde estão sendo expostos de segunda a quinta-feira, várias amostras de jogos e materiais matemáticos. Alunos dos dois primeiros anos do curso (do 1º ao 5º período aproximadamente) podem participar do PIBID e alunos dos dois últimos anos (5º ao 8º período) participam do Residência Pedagógica.

Segundo a professora Bárbara, todo o envolvimento da Universidade durante o ano com as escolas de educação básica, serve para que acadêmicos possam estar sempre dentro do ambiente escolar compartilhando o conhecimento adquirido no curso.

As oficinas são já conhecidas por algumas instituições, e muitos diretores entram em contato com a UTFPR para pedir que esses projetos sejam aplicados. As oficinas realizadas no Colégio Estadual Antônio José Reis no Ensino Fundamental foram Arraiá da Tabuada; O forno Mágico; Matemágica; e Quem sou eu? Já no Ensino Médio ocorre as oficinas Engenheiro por um dia; O Mistério do Xadrez; Jogo dos Códigos e Dominó Trigonométrico.

Os acadêmicos Tayssa (6º período), Jéssica (5º período) e Maicon (6º período) desenvolveram a oficina de Jogos dos Códigos aplicado no 3º A matutino:

A oficina é sobre criptografia, utilizando multiplicação de matrizes, envolvendo redes sociais. Como as senhas das redes sociais são arquivadas no sistema deles, Facebook, Whatsapp, etc.. Foi trabalhado o contexto histórico da criptografia, como evoluiu e como é feito atualmente, comenta Tayssa.

O acadêmico do 6º período Jeziel falou um pouco sobre como funciona a oficina Matemágica aplicado aos alunos do Ensino Fundamental:

É de adivinhar a carta, tem um monte de 21 cartas aí o aluno escolhe uma das cartas sem mostrar, depois ele distribui as cartas em 3 colunas, e no final ele mostra em qual coluna está. Aí ele coloca essa coluna no meio. Depois de repetir esse processo três vezes, a carta que ele escolheu será a décima primeira carta, e assim ele adivinha.

Segundo o professor e coordenador do projeto Émerson Tortola, essas ações são importantes tanto para auxiliar os alunos da educação básica, estimulando a aprendizagem, apoiando os professores da rede, quanto para os acadêmicos da UTFPR pelo fato de poderem vivenciar uma experiência diferenciada, conhecerem a realidade dos colégios que irão atuar, as dificuldades de ensino, não só através da regência mas por meio das oficinas que também proporcionam a compreensão do nível de ensino dos educandos.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo

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