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Núcleo Regional de Educação de Ibaiti

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NRE Ibaiti

03/05/2019

NRE de Ibaiti realiza Assessoramento Pedagógico Descentralizado

No dia 29 de abril, no período matutino, foi realizado no Colégio Estadual Alvina Prestes, município de Figueira, uma Oficina de Assessoramento Pedagógico na disciplina Língua Portuguesa, pelas técnicas pedagógicas do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti Rosemeyre Duarte e Silmara Bueno. Na formação foram abordados os objetivos da Prova Paraná, os Descritores da Matriz de Referência, bem como a importância da abordagem desses conteúdos na elaboração de enunciados, avaliações e na utilização dos materiais de apoio didático adotados pela instituição de ensino. A mediação pedagógica teve como referência os documentos que legitimam a prática docente da referida instituição, como a Diretriz Curricular da Educação Básica de Língua Portuguesa, a Proposta Pedagógica Curricular e o Plano de Trabalho Docente.


Esta ação formativa atendeu a uma solicitação da Equipe Diretiva da escola no projeto de   Acompanhamento Pedagógico de Tutoria da Equipe de Educação Básica do NRE, realizada semanalmente na escola, que tem como tutora pedagógica a professora Vilma Ramos.

 

Em depoimento a diretora Márcia Baby e a pedagoga Erli Bonin avaliaram "A oficina de Língua Portuguesa ministrada pelas professoras Rosemeyre Carvalho Duarte e Silmara Cristina da Silva Bueno foi esclarecedora, dinâmica e prática para o efetivo trabalho em sala de aula. Apresentou de forma objetiva e contextualizada como trabalhar com os descritores e a Matriz Curricular de Língua Portuguesa".Houve também a menção da professora Vivian Avelar que ratificou:"A oficina foi excelente para o entendimento dos descritores, prazeroza e esclarecedora. As orientações contribuíram para o desenvolvimento das aulas e o enriquecimento dos conteúdos com diferentes metodologias.


A chefe do NRE, professora Leila Cândido Bonfim Torres ressalta que a Prova Paraná ofereceu importantes subsídios para os professores reelaborarem seus planos de trabalho, portanto precisamos utilizar os resultados obtidos e juntos, escolas e NREs  buscarmos entender como nossos alunos aprendem, bem como promover ações colaborativas de apoio e formação, que assegurem a melhoria na aprendizagem dos alunos.

 

 

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