Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

30/04/2019

PROJETO CINEARTE DO CE DARIO VELLOZO RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS POR RELEVÂNCIA SOCIAL NA CÂMARA MUNICIPAL DE TOLEDO

No dia 29 de abril na Câmara Municipal de Vereadores de Toledo foi conferido uma moção de aplausos ao Colégio Estadual Dario Vellozo, pela 5ª edição do projeto CineArte. Esse projeto foi desenvolvido por professores de Arte da instituição, e atualmente é aplicado em parceria com outros docentes a alunos do Ensino Fundamental e Médio do estabelecimento.

Desenvolvido com os alunos desde 2014, pelo professor Davi dos Santos Ferreira e pela professora Simone Cristina de Matos, o projeto CineArte foi um dos projetos pilotos da Secretaria de Estado da Educação elaborado em uma formação para professores da rede na área de cinema, e tem se tornado um marco na trajetória dos alunos, ganhando destaque na sociedade pela relevância social, sendo aplicado em outros estabelecimentos de ensino e oportunizando trabalhos interdisciplinares.

O projeto CineArte tem seu ápice na mostra de cinema que ocorre anualmente no mês de outubro, organizado por uma comissão de alunos do Colégio Estadual Dario Vellozo, onde todos os curtas-metragens desenvolvidos durante o ano nas aulas da disciplina de Arte são apresentados e concorrem a prêmios. No ano de 2018 foram cerca de oitenta curtas-metragens. O Projeto além de ser aplicado no Colégio Estadual Dario Vellozo, já foi aplicado no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, Colégio Estadual Jardim Europa, Colégio Estadual Attílio Fontana e Colégio Estadual Doutor João Cândido Ferreira.

Com relação ao trabalho interdisciplinar, os professores de Arte aproveitam no início do ano para conversar com professores de outras disciplinas, para que eles possam auxiliar nas necessidades dos alunos, trabalhando dentro do currículo conteúdos que possam ser utilizados na elaboração do roteiro, abordando recursos de época, gêneros textuais, figuras de linguagens, constituição de cenário,  produções de texto, dentre outros. Um exemplo bem-sucedido ocorreu no ano de 2018, que os alunos trabalharam com temas referentes a Guerra Fria, Comunismo e Capitalismo aprendidos na disciplina de História, e a partir desses, desenvolveram seu próprio curta-metragem retratando o período histórico dos períodos.

O projeto funciona através da escolha da temática por todos os professores de Arte no início do ano, com as atividades definidas no Plano de Trabalho Docente necessárias as produções dos curtas-metragens, como pesquisa de campo, técnicas de filmagem, linguagem audiovisual, edição, composição do roteiro, uso das tecnologias, linguagem teatral, dentre outros. Também ocorre no início do ano a escolha da comissão de alunos para auxiliar nas decisões de logística, estrutura e premiação da mostra. Eles participam das reuniões técnicas, elaboram camisetas, fazem a produção e venda de ingressos, apresentação do festival, sendo responsáveis por auxiliar o estabelecimento na organização da mostra.

Segundo o professor Davi, nem sempre houve uma definição exata da temática pelos professores, mas a mudança auxiliou no progresso dos alunos:

"Nós tínhamos temáticas livres, aí os alunos tinham que produzir filmes sem nenhuma temática específica. Quando a gente introduziu as temáticas, há uns dois anos atrás, parece que foi muito mais produtivo, porque eles começaram a sair do cotidiano deles e começou-se a ampliar os recursos, o uso das técnicas, os filmes saíram melhores pois antes eles produziam aleatoriamente."

Nesse sentido, a escolha do tema esse ano foi devida as situações que tiveram manchete nacional e impactaram a sociedade com relação a Bullying, Violência escolar e Uso das Tecnologias. A ideia é conscientizar os alunos a desenvolver o respeito, a empatia, o uso responsável das tecnologias no ambiente escolar e no dia a dia, e propor mudanças na formação do indivíduo e no relacionamento em sociedade. Os recursos utilizados são os que os alunos têm acesso como celular, internet do estabelecimento e aplicativos gratuitos de edição de filmagens.

A mostra já foi realizada em diversos locais como Teatro Municipal, Unipar, Prefeitura Municipal, e começou a ter uma abrangência maior atraindo olhares da Secretaria Municipal e Estadual de Educação, Secretaria da Cultura, Instituições de Ensino Superior, empresas de televisão e jornais que propuseram parcerias para formações em cinema aos alunos. Os professores também buscam auxílio externo como profissionais da área de cinema para formar monitores nas escolas que possam repassar o conhecimento a outros alunos. E contam ainda com a técnica pedagógica da disciplina de Arte do Núcleo Regional de Educação Aline Fernanda Cassel que busca parcerias e recursos junto à Secretaria de Estado para poder auxiliar os trabalhos.

Devido a escolha do tema de 2019, a Secretaria da Cultura de Toledo efetuou um mapeamento das ações de maior relevância social no município e juntamente com a Unesco foi até o estabelecimento para conhecer o projeto CineArte. Diante de toda visibilidade, extensão e relevância, o projeto foi convidado a receber a moção de aplausos pela Vereadora Janice Salvador. Essas ações são importantes para motivar a sociedade a desenvolver mais projetos que integrem os alunos, na construção de uma nação mais justa, pacífica e solidária.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo. Fotos Prof. Davi dos Santos Ferreira

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.