Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

26/04/2019

LANÇAMENTO III FECI-TOO FEIRA DE CIÊNCIAS DE TOLEDO UNIOESTE

No dia 25 de abril na sala do Núcleo de ensino em Ciências de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus Toledo, ocorreu o lançamento da III FECI-TOO Feira de Ciências de Toledo.

O lançamento visa integrar a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação, estabelecimentos de ensino e Unioeste para divulgar as inscrições para a FECI-TOO e também apresentar a organização do evento. A partir do lançamento, os colégios poderão se programar com relação ao período de inscrição.

A primeira edição da feira ocorreu em 2015, através do edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ que é um edital nacional de difusão da feira de ciência junto com a semana nacional de ciências e tecnologia. Então o NECTO Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo, decidiu estruturar e organizar uma Feira de Ciências que pudesse centralizar os trabalhos das escolas da rede através do contato com as Secretarias do Município e Estado. A equipe de realização da terceira edição é composta por professores do NECTO, sendo eles, o professor e coordenador da III edição Marcos Freitas de Moraes da área de Matemática, a professora Márcia Borin da Cunha coordenadora do NECTO, professora Silvia Costa Beber, Professor Sandro Stolf e professor Edson Licurgo.

Além da equipe de estruturação da Feira, acadêmicos da Unioeste auxiliam com a divulgação do evento, parte gráfica e organização. Os acadêmicos realizam ainda a semana acadêmica e fazem visitas aos estabelecimentos de ensino para verificar os projetos e auxiliar os alunos.

O intuito da Feira é permitir que estudantes da rede municipal e estadual tenham acesso à Universidade, promover o conhecimento, a iniciação a pesquisa científica, aprendizagem e funcionamento do processo em termos de elaboração e desenvolvimento de projetos que possam melhorar as condições de vida das pessoas, a preservação do meio ambiente, sustentabilidade, além de possibilitar que o aluno aplique o conhecimento aprendido em toda sua experiência.

O evento ocorre de dois em dois anos e esse ano a realização será nos dias 24 e 25 de outubro de 2019 no Ginásio de esportes da Unioeste Campus Toledo. O primeiro dia contará com palestras de professores envolvidos com projetos de Ciências de diferentes Instituições de Ensino Superior e o segundo dia será de exposição dos trabalhos. As inscrições são online, diretamente pelo site www.unioeste.br/fecitoo e será entre 15 de maio a 10 de setembro de 2019. Na última edição 17 colégios e 56 trabalhos participaram da Feira. Esse ano há o limite de 60 trabalhos, com a participação de 30 acadêmicos que irão auxiliar nos projetos.

 Serão ofertados bolsas de estudo vinculados a projeto de iniciação científica, medalhas e certificados para os competidores e participantes do evento. Somente poderão competir alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio ou 1º, 2º e 3º ano do Ensino Técnico Integrado. Alunos da rede municipal e do 3º ano do Ensino Médio regular e 4º ano do Ensino Técnico Integrado não concorrem mas podem participar da feira para expor os trabalhos e visitação. Maiores informações podem ser obtidas no site da Unioeste através do edital da 3ª edição da FECI-TOO.

NÚCLEO DE ENSINO EM CIÊNCIAS DE TOLEDO

O Núcleo de ensino em ciências de Toledo surgiu como alternativa para que a educação escolar consiga desenvolver termas de relevância para o ensino, promover a atualização e o aperfeiçoamento dos professores de ciências da região oeste, em especial nas disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática, visando a formação de grupos de pesquisa e estudo de materiais didáticos para atividades em sala de aula, disponibilizando, assim, estrutura material e recursos humanos para professores, alunos e comunidade de forma geral.

Segundo a coordenadora Márcia Borin da Cunha, o Núcleo trabalha com alunos da graduação com projetos de iniciação científica, grupos de pesquisa que reúne professores, mestrandos e doutorandos do programa de ensino de Cascavel, atendimento de monitorias aos estudantes das escolas, projetos de educação inclusiva para deficientes visuais, tabela periódica, fotografia científica, projeto comquímica para crianças, que visa fazer com que crianças possam fazer experiências de Ciências, (Química, Física e Biologia) sem risco a saúde. São feitos também o curso de formação de professores, para disseminar conhecimento através da pesquisa investigativa dentre outros projetos.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo; Site oficial da Unioeste.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.