Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

23/04/2019

C E DR. JOÃO CÂNDIDO FERREIRA ORGANIZA ATIVIDADES EM PROL DO DIA MUNDIAL DO LIVRO

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e o direito do autor. Pensando nisso, a Agente Educacional II do Colégio Estadual Dr. João Cândido Ferreira, Maria Luiza Marcheti, bibliotecária da instituição, teve a iniciativa de promover uma ação alusiva a essa data, incentivando os alunos do estabelecimento a solidariedade e a prática da leitura.

Maria Luiza juntamente com o professor readaptado Valmor Jorge Cardoso, e sob o apoio da Diretora Maria Clara Cadamuro Weber e demais colaboradores da instituição, organizaram uma forma de comemoração diversificada na escola, com uma campanha de doação. A agente foi até as salas de aulas conversar com os alunos sobre o dia do livro nas semanas anteriores a data, e pediu para que esses fizessem relatos sobre os livros que mais gostaram de ler, e o motivo pela escolha para que esses relatos pudessem ser expostos no dia do livro de forma que outros alunos pudessem ser estimulados a leitura. Também pediu que os alunos conversassem com os pais e responsáveis sobre a possibilidade de doações de livros usados para o arsenal da biblioteca da instituição, mobilizando uma campanha de doação, incentivando a solidariedade e a generosidade.

Para a data específica do Dia Mundial do Livro, a agente e colaboradores decoraram a biblioteca, digitaram os relatos e fizeram encartes para expor nas mesas, de forma que os alunos pudessem ser instigados pelos resumos dos colegas. A agente ainda organizou e elaborou um kit para os alunos que doaram livros e efetuaram os relatos, contendo uma caneca personalizada, caneta, ponteira e um marca página. Ainda organizou a visita das turmas e as homenagens aos 38 alunos que contribuíram através da entrega dos kits.

Em conversa com a aluna Gabriely Oliveira ladeia Amâncio, aluna do 9º A matutino, a mesma elogiou a iniciativa da agente educacional:

“Eu sempre gostei muito de ler, então eu tenho orgulho de estar ajudando nesse projeto porque eu sei que muita gente não tem acesso a livros em casa então precisa da biblioteca. Eu fiz um relato e doei o livro Peter Pan. Ele é muito bom porque é um livro de uma história que toda criança conhece mas contada com mais detalhes. O relato eu fiz sobre Artemis Fowl que também foi uma doação para a biblioteca de outro aluno. Eu leio em média dois livros por semana, dependendo da semana. Eu leio em casa, na escola, onde eu for eu tenho que ter um livro comigo. Eu trouxe o Peter Pan porque foi o livro que me incentivou a começar a ler. Eu não gostava de ler, e eu li esse livro e gostei bastante. Foi há uns quatro anos atrás. Eu obtive o hábito da leitura na escola.”

A aluna Kawani Mikaeli Perissato do 9º B matutino também falou sobre o orgulho de ajudar na ação. Ela fez um relato de um livro e auxiliou a agente educacional através das decorações, com recortes e digitações dos relatos no contraturno.

"Eu fiz um relato para a Maria Luiza sobre o meu livro, mas quando eu vi que ela teria muito trabalho eu vim ajudar ela. Porque achei muito legal o gesto dela de enfeitar toda a biblioteca e eu acho que é sempre bom a gente fazer o bem para os outros. Tudo aquilo que a gente faz volta para a gente. Então eu achei que seria interessante eu vir ajudar até porque muitas crianças não têm essa oportunidade de ler e entrar em contato com outro mundo que a leitura oferece, então eu acho que aproximar as pessoas desse mundo seria uma boa. Eu digitei os relatos, eu ajudei a cortar as flores. Eu leio desde que aprendi a ler, eu não larguei mais. Tive mais incentivo na escola. Eu leio em média de um a dois livros por semana. No momento a minha coleção preferida é A Seleção".

São pequenas ideias que em equipe se tornam grandes. A colaboração dos alunos, funcionários e professores da instituição em promover esse dia de incentivo a leitura, a troca de experiências, a solidariedade e homenagens aos educandos contribuem para a formação de indivíduos mais altruístas, generosos, motivadores, cooperativistas e auxilia na melhoria do ensino-aprendizagem.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.