Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

16/04/2019

SEMANA CULTURAL INDÍGENA DE 15 A 17 DE ABRIL CE INDÍGENA KUAA MBO’E

Dos dias 15 a 17 de abril ocorre a Semana Cultural Indígena no Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo'e, promovido pelo Colégios Estaduais Indígenas Teko Nemoingo de São Miguel do Iguaçú, Araju Porã e Kuaa Mbo'e de Diamante D’Oeste com o apoio das comunidades indígenas. Nessa segunda-feira o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, o Prefeito Municipal de Diamante D’Oeste, vereadores, secretários e representantes da Itaipu Binacional participaram da cerimônia de abertura, com o envolvimento de todo o corpo estudantil e visitantes de vários estabelecimentos de ensino, inclusive de municípios vizinhos.

A semana é desenvolvida no intuito de fortalecer e valorizar a cultura AVA Guarani com apresentações culturais das tradições, danças, medicina natural, exposições, venda de artesanato indígena e trilhas na natureza.  É um momento muito importante para divulgar a cultura, favorecendo a reprodução sociocultural dos saberes, práticas, instituições, rituais, trabalhos, danças, folclore, artesanato e história. Também é essencial a cultura escolar pois a história do Brasil foi construída através da cultura indígena, e é uma forma de valorização além de incentivo para que o Índio não perca sua identidade cultural.

Na oportunidade autoridades presentes alegaram a importância de manter viva a história indígena e incentivar políticas públicas na construção e preservação de espaços comunitários para o diálogo e reflexão sobre temas culturais dos povos indígenas. O Diretor Jairo Cesar Bortolini reforçou a necessidade de parcerias que lutem a favor da preservação da cultura indígena, e que possam auxiliar na divulgação da arte e cultura desses povos.
Instituições municipais e estaduais, inclusive de outros municípios prestigiaram as apresentações musicais através dos corais e grupos de dança, artesanato e história com a reprodução de filmes e desenhos artísticos. Há ainda sala de pintura onde os interessados podem fazer desenhos no seu próprio corpo relacionado a cultura guarani, com tinta lavável. Também há um grupo responsável por conduzir os visitantes em trilhas, explicando a flora nativa, o espaço da aldeia, que dura cerca de 45 minutos.

O professor Teodoro Tupa Alves que faz parte da comunidade indígena, muito respeitado pelo cacique e pela comunidade, agradeceu a participação de todos e pediu o auxílio no sentido de divulgar e prestigiar a cultura das comunidades de Diamante D’Oeste. Da mesma forma, o Diretor Jairo Cesar Bortolini agradeceu o empenho dos demais diretores, do Diretor Mauro Dietrich da Escola Estadual Indígena Araju Porã e das demais instituições e comunidades que se empenharam na realização 13ª Semana Cultural. Agradeceu as visitas do Chefe do Núcleo, Prefeito Municipal, funcionários da Itaipu, mas especialmente aos grupos, corais e as Comunidades Indígenas, pois sem eles não seria possível realizar essa semana cultural. Salientou que a semana serve para fortalecer o que existe há séculos no nosso país, para que essas comunidades tradicionais não caiam no esquecimento, e que o povo guarani é uma comunidade tradicional da nossa região, e que devido a isso, precisamos respeitá-los e valorizá-los cada vez mais. Estendeu o agradecimento aos colegas diretores que fazem inúmeros esforços para chegar até ali trazendo seus alunos para estarem conhecendo realmente como vivem as comunidades guaranis de Diamante D’Oeste.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.