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NRE Goioerê

16/04/2019

Trilha ecológica: Uma proposta interdisciplinar e motivadora para o Ensino Médio Integral

Os alunos do primeiro ano do  Ensino Médio Integral do Colégio Estadual João Maffei realizaram de maneira interdisciplinar uma atividade de aventura por meio da participação de Trilha Ecológica, no Parque Estadual Lago Azul localizado entre os municípios de Luiziana e Campo Mourão, a atividade teve por objetivo desenvolver de forma prática temáticas como: Experiências Corporais e a Educação Ambiental presentes nos Componentes Curriculares, Cultura Corporal, Protagonismo Juvenil e a Disciplina de Geografia.

Os alunos realizaram a trilha Aventura, iniciando com as orientações do guia Bruno e após percorreram cerca de 3.200 metros de extensão e puderam observar a vegetação   e alguns animais da região, andaram por dentro do rio, passaram por duas quedas d’água, pararam para observar a importância da mata ciliar que protege os rios, viram os dutos da Usina Mourão que movimentam as turbinas e resquícios de uma antiga usina existente no local fruto a interferência do homem no meio.

A realização de trilhas ecológicas é sem dúvida uma atividade enriquecedora, pois   permite a aproximação dos alunos com o ambiente natural, sendo um meio de aprendizagem que os sensibilizam para a compreensão do equilíbrio ecológico, observando as espécies de animais e vegetais presente no espaço, despertando para  respeito e  preservação do Meio Ambiente,  os tornando protagonista do meio em que vivem na busca de práticas que possibilitem atuarem como agente modificadores do espaço de vivência. Uma vez que um dos objetivos do componente “protagonismo juvenil” é levar os jovens a seres atores de suas histórias e se colocam como cidadãos proativos, seja na vida escolar, na comunidade ou na sociedade como um todo.

A prática de Trilhas Naturais é o Esporte de Aventura que mais cresce em todo o mundo, por ser praticado em um ambiente natural e de baixo custo, despertando nos praticantes a valorização, a preservação e a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente e, também faz com que eles adquiram hábitos mais saudáveis melhorando a sua qualidade de vida.

A Geografia e os componentes curriculares, no desenvolvimento deste projeto buscaram despertar e possibilitar aos alunos a construção de uma consciência mais crítica, coletiva e articulada, no espaço geográfico que vivem, permitindo adquirir e mudar hábitos, buscando   construir valores significativos da vida em sociedade.

Trilhas Ecológicas e Esportes de Aventura.

Os Esportes de Aventura fazem parte dos conteúdos da disciplina de Educação Física e Cultura Corporal que buscam entre seus objetivos o enriquecimento de experiências corporais dos educandos. Esses esportes proporcionam muitos benefícios, como sensação de bem estar, aumentam a força muscular, diminuem o risco de doenças, melhoram a flexibilidade e o equilíbrio, são estimulantes devido ao excesso de adrenalina liberado pelo corpo, proporcionam o aumento da autoconfiança, equilíbrio emocional, e ao final a sensação de relaxamento.

Esportes de aventura envolvem, sobretudo, habilidades, capacidades físicas, e neles, a competição é deixada de lado, não havendo preocupação com quem ganha ou perde. A vantagem é a autossuperação e a emoção encontrada nesses esportes.  A cooperação é o principal: o espírito de equipe, o jogo limpo e a amizade”, bem como o desenvolvimento da autonomia. Conceitos importante para a efetivação da aprendizagem.

Professores que realizaram a atividades.

Professora, Marla Araújo de Educação Física e Cultura Corporal

Professora, Mazilda Borges de Geografia.

Professor, Tiago Ribeiro Leonardo da Silva de História e Protagonismo Juvenil.


Fonte: Colégio

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