Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • Apucarana
  • atribuição de aulas e funções
  • CAS Apucarana

Núcleo Regional de Educação de Apucarana

Rua Lapa, 250 - Centro - CEP 86.800-310
Apucarana - PR | Fone: 43 3420-1600 - Fax: 43 3420-1664 mapa Localização

NRE Apucarana

07/12/2018

Atividade prática marca combate à dengue no CE Vale do Saber, em Apucarana

A Escola Estadual Vale do Saber, Ensino Fundamental e Médio, promoveu no dia 05 de dezembro”, uma roda de conversa com alunos do 7º ano, sobre o Dia D - Dia de Combate ao Mosquito Aedes aegypti  direcionado pela Professora Nilcélia da disciplina de Ciências, com a apresentação de um vídeo educativo e interativo sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue.
No vídeo foi mostrado que qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito Aedes aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc.
A professora orientou os alunos como devem proceder para evitar a proliferação do mosquito com as seguintes ações: colocando areia nos pratos das plantas ou trocando a água uma vez por semana. Explicou que não bastava esvaziar o recipiente, pois é preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
Falou também na necessidade de manter a higiene nos quintais, não acumulando entulhos que possam empossar água, nem pneus velhos ao tempo. No caso dos pneus, orientou que devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública, assim como as garrafas pet e outros recipientes vazios acumulados. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo e as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum devem ser lavadas diariamente, além de secar as áreas que acumulem águas de chuva e tampar as caixas d’água.
Para que a teoria acontecesse na prática, a docente e os alunos foram até a área externa do colégio para realizar o “faxinaço no combate ao Aedes Aegypti”. A ação, que envolveu os alunos do Ensino Fundamental teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da dengue, demonstrar as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento, enfatizar a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças, destacar a origem do mosquito Aedes aegypti; adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue e sintetizar o conceito de cidadania.
A professora ressaltou que dentre as atividades de conscientização estão visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversa com a comunidade, oficinas, teatros e gincanas. E também a realização de mutirões de limpeza em diversos espaços.
Os alunos, no momento do faxinaço, perceberam a quantidade de lixo acumulada, como copos plásticos, garrafas, papéis de bala entre outros e admitiram que grande parte do lixo, são eles mesmos que jogam no chão.
Foi uma aula produtiva porque eles conseguiram relacionar a teoria da sala de aula com a prática, fazendo com que a aprendizagem acontecesse de fato.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.