Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais Professor Formador
  • Campanha dengue
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÃO PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • avalie nosso atendimento
  • Recursos humanos - documentos escola
  • Protocolo de Biossegurança

Núcleo Regional de Educação de Paranavaí

Rua Manoel Ribas, 764 - CEP 87.701-000
Paranavaí - PR | Fone: 44 3421-1900 - Fax: 44 3421-1901  mapa Localização

NRE Paranavaí

06/12/2018

FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA

A formação continuada de professores que ensinam Matemática em grupos de estudos que integram pesquisadores, professores da Educação Básica e futuros professores, como uma comunidade cujas práticas são negociadas coletivamente a partir das necessidades e desejos dos participantes, vem se revelando como um contexto capaz de promover a aprendizagem dos professores e futuros professores, bem como o aprimoramento de sua prática docente, com reflexos na qualidade do ensino que desenvolvem.
Nessa perspectiva, no segundo semestre de 2018, foi constituído um grupo de estudos formado por professores da Educação Básica de Paranacity e municípios vizinhos, e coordenado pelas professoras/pesquisadoras Tânia Garcia e Daniela Barbieri Vidotti, da área de Educação Matemática da UNESPAR – Campus Paranavaí. O grupo foi organizado por iniciativa dos próprios professores da Educação Básica, com o apoio dos profissionais e chefia do NRE de Paranavaí, na busca de constituir um contexto de formação continuada capaz de promover aprendizagens e o aprimoramento de sua prática docente, e por conseguinte, na qualidade do ensino que desenvolvem.
Os encontros do grupo acontecem em reuniões quinzenais, no Colégio Estadual Antônio Tortato, em Paranacity, e o trabalho segue os mesmos princípios do grupo de estudos denominado “Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática – COP-PAEM”, do município de Paranavaí, formado por professores de Matemática da Educação Básica alunos do curso de Licenciatura em Matemática e professores/pesquisadores da UNESPAR – Campus de Paranavaí. Esse grupo encontra-se em atividade contínua, desde 2011, em um trabalho de formação docente com vistas ao desenvolvimento profissional dos participantes, especialmente os professores e futuros professores da Educação Básica.
As ações dos grupos são pautadas no diálogo e negociação constante, em um trabalho colaborativo na realização de práticas negociadas a partir das demandas específicas do contexto profissional dos participantes. O objetivo é desenvolver metodologias de prática de ensino significativas, para enfrentamento dos problemas na área de Matemática, bem como para o fortalecimento dos conhecimentos profissionais necessários para o enfrentamento dos desafios diários da profissão docente.
Pesquisadores que investigam o trabalho desenvolvido nesses grupos, indicam que essa proposta de formação docente, com participação ativa de todos os envolvidos (pesquisadores, professores da Educação Básica e futuros professores), como uma comunidade cujas práticas são negociadas coletivamente a partir das necessidades e desejos dos participantes, se constitui como um contexto capaz de promover a aprendizagem e desenvolvimento profissional de todos os envolvidos, especialmente dos professores e futuros professores, bem como o aprimoramento de sua prática docente, de seus conhecimentos profissionais, e também de sua identidade profissional.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.