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Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão

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NRE Campo Mourão

27/11/2018

Projeto Político Pedagógico – um Desafio

Promover a formação continuada aos profissionais que atuam nas escolas públicas constitui-se, ao mesmo tempo um desafio e também uma ação gratificante, posto a formação contribuir para que o processo educacional torne-se o mais efetivo possível.
E da necessidade de uma formação específica aos pedagogos, que viesse contribuir para a compreensão e reflexão sobre os documentos norteadores das escolas como Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) surgiu a proposta de um projeto de extensão, da professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná- Campus UNESPAR/Campo Mourão, Wanessa Gorri de Oliveira, em parceria com a Equipe de Educação Básica do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, intitulado “A formação continuada de professores pedagogos: a análise, a construção e a materialização do Projeto Político-Pedagógico e da Proposta Pedagógica Curricular”.
Em conversa com a professora e pedagoga Wanessa Gorri, no dia 02/08/2018, foram ressaltados alguns aspectos interessantes da formação. Segunda a docente da UNESPAR, houve oito (8) encontros ao todo e foi possível envolver 195 pedagogos, que era o público prioritário mais diretores das escolas estaduais e dois (2) discentes do curso de Pedagogia.
Além disso, Wanessa salientou a importância de fortalecer o vínculo entre universidade e Núcleo regional de Educação (NRE) para ofertar formação continuada aos profissionais, além da obtenção de dados que possibilitem pesquisas na área da educação.
Também conforme a professora, após o projeto de extensão, foi possível observar que “as discussões que envolvem PPP e PPC ainda se constituem um desafio, tanto na interpretação real do que sejam esses documentos quanto na sua efetivação no chão da escola e o quanto eles podem contribuir e orientar o desenvolvimento do trabalho pedagógico geral da escola e da sala de aula. Além disso, seria interessante dar continuidade ao projeto de extensão, assim como das ações propostas pelos pedagogos.”
A partir das reflexões e contribuições, constatadas durante os encontros com o público que participou do projeto, originou o artigo “Projeto Político-Pedagógico da Escola Pública: uma Realidade Concreta ou um Desafio?”, disponível no link abaixo:
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