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NRE Toledo

31/05/2017

PNAIC: ÚLTIMO ENCONTRO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES

Sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

LINHAS GERAIS

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

As ações do PNAIC apoiam-se em quatro eixos de atuação:

1. Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, controle social e mobilização.O arranjo institucional, proposto no eixo Controle Social e Mobilização teve como objetivo incentivar o diálogo e a colaboração entre os entes públicos e garantir que as atividades formativas chegassem à sala de aula, respeitando-se as necessidades dos alunos de toda a rede de ensino.

A formação continuada como política nacional é entendida como componente essencial da profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola, e pautar-se no respeito e na valorização dos diferentes saberes e na experiência docente. Logo, a formação se constitui no conjunto das atividades de formação desenvolvidas ao longo de toda a carreira docente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e ao aperfeiçoamento da prática docente, constituindo o quarto eixo do PNAIC.

A partir de 2017, analisando a experiência adquirida, algumas inovações foram implementadas. O PNAIC passa a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação. Optou-se por adotar uma estratégia descentralizada para atender à diversidade de arranjos federativos, além de valorizar experiências exitosas e inspiradoras.

A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica

A intenção é promover a cooperação federativa e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que estas assegurem o acompanhamento das ações do programa e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se também: (a) pela definição de metas a serem alcançadas; e (b) pelos resultados da alfabetização em seus estados e municípios.

LOCAL:

Os Professores da Rede municipal de Ensino participaram, na quarta-feira 23 de maio, da última Formação Continuada, num total de seis encontros que aconteceram entre outubro e dezembro de 2017 e março e maio de 2018, promovida pelo NRE Toledo.
Durante a Formação foram trabalhados:
• Documento Orientador
• Documento Básico da Avaliação da Alfabetização
• Avaliação Escolar Interna e Externa
• Metas Anuais a serem pactuadas e atingidas em cada Instituição de Ensino
• Relação entre o Docente e sua Profissionalização
• Base Nacional Comum Curricular
A Formação contou com a Docência dos Técnicos disciplinares do NRE Toledo: Professores José Adailton, Sandra Nogueira, Louvane e o Pedagogo Flávio, sendo acompanhados e monitorados pela Coordenadora Regional Professora Luciana Emília, que destacou: “A Formação continuada amplia os conhecimentos, oportuniza a interação e troca de experiências, fortalecendo o processo educacional.”


Veja mais:



Fontes:



Fonte: Adaptações do link Fontes e texto de Luciana Emília.

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