Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Convocação para Verificação de Inscritos como Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • botão destaque formulário divulgue a sua escola
  • Designação de Diretores e Diretores Auxiliares

Núcleo Regional de Educação de Guarapuava

Rua Senador Pinheiro Machado, nº 2332 - Centro - CEP 85065-040
Guarapuava - PR | Fone: (42) 3621-7600 - Fax: (42) 3621-7601  mapaLocalização

NRE Guarapuava

21/05/2018

1ª Festa do Guarda-pó Colégio Estadual Santa Clara

Na última sexta-feira dia 11 de maio aconteceu no Centro Cultural de Candói a primeira Festa do Guarda-Pó. Os idealizadores do evento foram o professor Gilson Santos e as alunas do 3º ano de Formação de Docentes. No evento cada aluno da Formação de Docentes recebeu seu guarda-pó, que simboliza a entrada deles na carreira do magistério. É sabido que muitos profissionais usam o guarda-pó ou jaleco, como forma de protegerem a roupa ou o próprio corpo. No entanto, para os profissionais da educação esta vestimenta é símbolo da profissão representando a dignidade, o compromisso e a prontidão para o trabalho.
Foi iniciado o evento relatando que o Colégio Estadual Santa Clara iniciou o curso em 2013, com a nomenclatura “Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Atualmente o curso mantém três turmas com sessenta alunos matriculados. O objetivo é formar profissionais qualificados e com um grande senso de responsabilidade social, pois é necessária a compreensão de que a carreira de professor requer mais que profissionalismo, espera-se uma disposição para compreensão do outro e desejo de justiça, qualidades indispensáveis para aqueles que pretendem educar e formar pessoas, profissionais e cidadãos conscientes da necessidade de sua contribuição no mundo.
Dando seguimento, foram chamados para compor as cadeiras de honra a diretora do Colégio Estadual Santa Clara Itamara Forquim e a diretora auxiliar Luciane Bertol; a professora Raquel Scalabin que no momento representava o professor Marlon Douglas Pires Chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava; Dayane Almeida representante do setor de Educação Profissional do Núcleo Regional de Educação; o Diretor Fernando Sviercoswski Colégio Mário Evaldo Morski, a professora Maria Lucimar Canalli representando a Secretaria de Educação do Município de Candói; a professora Sirlei Turok coordenadora do curso e demais professores e funcionários. O vereador José Carlos Modesto juntamente com a vice diretora do Colégio Ormi França de Araujo Sonia Miotto foram os cerimonialistas.
Os alunos do curso de Formação de Docentes entraram acompanhados de seus padrinhos e assistiram a apresentação da Banda Municipal, de um balé solo com a bailarina Vitória Juraski, de uma apresentação do CTG de Candói, e de duas apresentações dos alunos do 3º ano de Formação de Docentes do Colégio Mário Evaldo Morski onde a Festa do Guarda-pó é tradição há 22 anos.
Depois das apresentações deu-se início o momento mais esperado da cerimônia, a entrega dos guarda-pós aos alunos do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Santa Clara, e as homenagens dos professores aos alunos, e dos alunos aos professores e aos pais. Foi um encontro muito proveitoso e prazeroso principalmente por expor a dimensão da importância dos profissionais da educação homenageados pelos alunos que demonstraram todo carinho, respeito e gratidão. Também foi um momento importante para os pais orgulhosos das escolhas dos filhos e felizes por fazerem parte não só das vidas destes, mas também, por tê-los ajudados a trilhar um caminho valoroso. A entrega das rosas à mães certamente ficará na memória daqueles que viveram essa experiência de sentir e ver como é forte esse laço de amor.
O colégio estadual Santa Clara agradece a todos aqueles que prestigiaram o evento e colaboraram para o organização e beleza desta celebração de incentivo e valorização da docência. Espera-se que os estudantes tenham percebido todo empenho e dedicação em acolhê-los e fazê-los sentirem-se parte do que somos: educadores. Pois como estava escrito no convite para o evento: “O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento” (ERASMO DE ROTERDÃ).


Fonte: Direção Colégio Santa Clara

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.