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Núcleo Regional de Educação de Cascavel

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NRE Cascavel

20/02/2018

Aluno de Anahy é destaque entre as principais notas da OBMEP

Quem disse que a Educação não tem futuro?  Com a fórmula  “estudo, dedicação e foco nos conteúdos”  bons resultados passaram a ser constantes na trajetória escolar de Caio Fernando de Carvalho, que desde 2012 se destaca entre as principais notas da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Para Caio Fernando, as ações pedagógicas do Colégio Estadual José Bonifácio, em Anahy, aliadas a valores que considera indispensáveis na construção educacional plena – como assiduidade, pontualidade, organização, comprometimento com as ações escolares, participação nas aulas, respeito aos colegas, pais e professores – são o diferencial para a construção do seu conhecimento de forma gradual e constante, preparando-o na sua forma de pensar e até mesmo de agir.

Tendo por base essa premissa, o estudante comenta que os méritos já conquistados por ele, como forma de reconhecimento pelos seus esforços, merecem servir de incentivo àqueles que necessitam se esforçar mais um pouco, considerando a importância do preparo para a vida. “Raramente falto às aulas, mas quando isso acontece, procuro me inteirar dos conteúdos estudados no dia em que não pude comparecer à escola”.

Com atitude e personalidade, o aluno conta que sempre frequentou escolas públicas. Na Escola Municipal Vinícius de Morais, as séries iniciais do Ensino Fundamental. As séries finais estudou no Colégio Estadual José Bonifácio, onde também cursa o Ensino Médio. Em 2009, período em que estava nas séries iniciais, foi reclassificado da segunda para a terceira série.

Na OBMEP 2012 recebeu Certificado de Menção Honrosa.

Faturou Medalha de Bronze na OBMEP 2013, entregue no Centro Universitário UNIVEL – União Educacional de Cascavel.

Em 2014 obteve mais uma Medalha de Bronze na Olimpíada de Matemática. No dia da homenagem não pode se fazer presente, pois estava em Florianópolis, de 23 a 28/8/2015, participando de uma formação no ramo da Matemática, entre os 200 melhores alunos selecionados pelo Programa de Iniciação Científica. Recebeu, então, a medalha no Núcleo Regional da Educação de Cascavel.

A OBMEP 2015 o premiou com Medalha de Prata, recebida em 18/8/2016 na UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.

A tão esperada Medalha de Ouro veio com a OBMEP 2016. Pelo mérito dessa conquista, Caio recebeu homenagens na UNIOESTE de Cascavel, em 24/8/2017. A entrega ocorreu pelas mãos do coordenador da OBMEP, prof. Cláudio Landim, em 14/11/2017, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na ocasião, o discente conheceu o jovem Arthur Ávila, ganhador da Medalha Fields, equivalente ao Nobel de Matemática.

Este aluno-destaque, que a cada ano deixa sua marca na história da OBMEP, em 2017 conquistou outra Medalha de Ouro, a ser entregue no decorrer de 2018.

As premiações enchem de alegria a todos do Colégio José Bonifácio, expressa a diretora Marta Schinato dos Santos Souza. Segundo ela, graças a um trabalho comprometido dos profissionais da educação e a dedicação de Caio nos estudos, essa trajetória de sucesso se torna possível.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto criado para estimular o estudo da  Matemática  entre  alunos  e  professores  de todo o país. Promovida  pelo  Ministério  da  Ciência  e  Tecnologia  (MCT) e  pelo  Ministério  da  Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e o desenvolvimento do Brasil.

Dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que recebem premiações de acordo com a classificação nas provas. Secretarias de Educação, escolas e professores dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

A partir da edição de 2017, a OBMEP passa a ser integrada juntamente com a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), com o objetivo de racionalizar a utilização dos recursos financeiros e humanos, bem como tornar mais eficientes os esforços pela divulgação e estímulo da matemática no Brasil. A OBMEP, até então, contemplava apenas os alunos da rede pública mas, com a integração, passou-se a contar, também, com a participação de discentes de instituições de ensino privadas. Estas mudanças coincidem com a instituição do Biênio da Matemática no Brasil (2017/2018), criado pela Lei Federal 13.358/16.


Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel

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