Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2018
  • atribuição de aulas e funções
  • envie a notícia da sua escola

Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho

Alameda Padre Magno, 354 - Centro - CEP 86.400-000
Jacarezinho - PR | Fone: 43 3511-4200 - Fax: 43 3511-4270  mapa Localização

NRE Jacarezinho

05/12/2017

Professor de Filosofia do C.E. Rui Branco publica livro resultante do seu mestrado

O professor de filosofia Fabio Antonio Gabriel, 34 anos de idade, professor de filosofia do Colégio Rio Branco (Santo Antonio da Platina) lança o seu 12º. livro: A Aula de Filosofia Enquanto Experiência Filosófica, editado pela Luminária Academia, um selo da Editora Multifoco. A obra de 341 páginas foi dividida em três capítulos e estes subdivididos por princípios ordenados a partir de uma pesquisa desenvolvida pelo autor com professores e alunos na disciplina de Filosofia no Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho.
A pesquisa empreendida por Gabriel foi alicerçada por 340 questionários e quatro entrevistas, donde ele pode atestar o conhecimento dos profissionais de educação sobre a importância das Diretrizes Curriculares de Ensino de Filosofia no Paraná e a relevância da filosofia para a formação dos alunos.
A palavra “experiência”, como destacada no livro, é condutora das buscas do autor para fundamentar a formação do professor como meio de se educar os alunos e ressaltar a importância da filosofia no Ensino Médio. Por isso, a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), Ana Lúcia Pereira, que assina o prefácio, destaca: “O professor deve considerar que o seu saber é construído e legitimado pela sua formação e pela sua experiência na prática, construído por ele e para ele, mas que também influencia na formação do outro.”.
Embasado nos estudos de Gilles Deleuze (1925 – 1995) e Friedrich Nietzsche (1844 – 1900), Gabriel, que é doutorando em educação na UEPG, problematiza a possibilidade de um ensino de filosofia que não esteja centrado no “enciclopedismo”, mas numa experiência filosófica real para o estudante do Ensino Médio: “O problema norteador com a pesquisa organizada no livro pretende responder como o professor de filosofia entende o seu ensino e de que maneira contribui para a experiência filosófica do estudante do Ensino Médio deduzir valores, avaliá-los e também criar conceitos”.
O livro é resultado final do mestrado do autor centrado no Ensino de Filosofia e realizado na UEPG (Ponta Grossa) em 2014-2015. Num período de dois anos, Gabriel reuniu a literatura para elaboração da dissertação e aos poucos sistematizava um organograma da pesquisa com foco na sua experiência pessoal enquanto professor de filosofia do Colégio Estadual Rio Branco de Santo Antônio da Platina. Ana Lúcia Pereira, orientadora de Gabriel na dissertação, ressalta sobre a importância do projeto:

Sobre o autor
Fabio Antonio Gabriel reside em Joaquim Távora (Norte Pioneiro do Paraná). Licenciado em filosofia, bacharel em teologia pela PUC PR, especialista em ética, mestre em educação pela UEPG e doutorando em educação, Gabriel é autor, coautor e organizador de 5 livros na área de filosofia e educação, além de outros 5 em temáticas interdisciplinares.

Serviço
O livro “A Aula de Filosofia Enquanto Experiência Filosófica (Luminária Academia, 2017), pode ser comprado na loja online da Editora Multifoco
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.