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Núcleo Regional de Educação de Cascavel

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NRE Cascavel

05/12/2017

A Política de Educação Especial no Brasil e na Venezuela

Uma das apresentações que mais chamou a atenção do público presente na Cerimônia de Encerramento do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional – Turma 2016/2017, realizada na segunda-feira (04), foi a pesquisa de Vandiana Borba Wilhelm, intitulada “Estudo comparado da política de educação especial no Brasil e na Venezuela: uma análise a partir da emergência do neoliberalismo”.

Vandiana atua no CAP – Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida, setor do Núcleo Regional da Educação de Cascavel.

Criado pela Lei Municipal nº 4126/2005, o Centro de Apoio Pedagógico nasceu de um amplo processo de discussão entre a SEMED - Secretaria Municipal de Educação, APPIS - Assessoria de Políticas Públicas e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a ACADEVI - Associação Cascavelense de Pessoas com Deficiência Visual.

Atende em torno de 65 alunos cegos e com visão reduzida matriculados na rede municipal e Centros de Educação Infantil, além desses, presta também atendimento a outras pessoas cegas e com baixa visão, familiares, professores e comunidade em geral.

Tem como objetivo desenvolver ações que visem suprir as necessidades educacionais de alunos cegos e de baixa visão da rede municipal, bem como contribuir, por meio da viabilização de recursos pedagógicos, equipamentos técnicos e promoção de eventos para com a inserção social de pessoas cegas e de baixa visão. Para tanto, o CAP está estruturado em 4 núcleos: didático-pedagógico, núcleo de produção, núcleo de tecnologias e núcleo de convivência.


Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel

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