Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento currículos Seed
  • Coronavírus 2020
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Processo Seletivo - Sistema Prisional - NRE Curitiba
  • Seleção de Currículos - NRE
  • Relação de Endereços dos CEEBJAs e Escolas com EJA
  • Curitiba
  • Convocação para verificação de inscritos como pessoa negra
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • Progressões

Núcleo Regional de Educação de Curitiba

Rua Salvador Ferrante, 1.651 - Boqueirão - CEP 81.670-390
Curitiba - PR - Tel.: (41) 3277-7350 - Recepção geral | (41) 3326-2458 - NRE Curitiba
mapaLocalização

NRE Curitiba

04/12/2017

Espetáculo de Dança - Guido Viaro: Um Artista em Caminho

Espetáculo de dança mergulha na obra de Guido Viaro

Integrando a programação do III Seminário e VI Mostra de Dança do Guido Viaro, o Grupo de Dança Contemporânea Guido Viaro, em parceria com o modulado de Videodança da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná, estreou, no dia 25/11, no Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro, a obra coreográfica - Guido Viaro: um Artista em caminho. Obra esta, que devido à excelente repercussão, retorna ao mesmo palco, no dia 07/12/2017, com duas apresentações, às 14h30 e 20h, com entrada franca.

Na estreia, tivemos o privilégio de contar com a presença da família Viaro, que, pelas mãos de Constantino Batista Viaro, filho do Artista, foi entregue Menção Honrosa, pela manutenção do Museu Guido Viaro e por resguardar o acervo do grande mestre Guido Pellegrino Viaro, e fomentar ações que fortalecem a cultura de nossa cidade e permitem que outros artistas possam surgir.
Um ponto alto foi quando Constantino Viaro, com lágrimas nos olhos, ao término da apresentação, falou para os alunos que tinha, ali recebido, “a maior emoção da sua vida”.

O espetáculo, que mergulha nas obras do artista e professor Guido Viaro, dá movimento às suas pinturas, transpondo-as para a linguagem da dança contemporânea, fundindo corpo-imagem na poesia em movimento. Tem como argumento principal, a história de um homem que pintou o mundo ao seu modo, que ensinou a importância da arte em várias escolas de Curitiba e que viveu e morreu de amor.

O trabalho foi construído a partir da integração de dois projetos: as aulas de dança contemporânea do curso livre do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro e o Modulado de Vídeoança da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná, ambos tendo como professor Fernando Nascimento. Com a participação ativa dos alunos, o espetáculo é o resultado de processos investigativos de movimento, tendo como base as ideias centrais de Laban e das Diretrizes Curriculares Estaduais para o ensino da Arte. Para tanto, foram analisadas as obras do artista, onde se reconhecem as diferentes técnicas e temas abordados por Viaro. Também foram realizadas entrevistas com ex-alunas do pintor e feito vários bate-papos encantadores com o único filho do artista – o advogado e escritor Constantino Viaro -, que possibilitou amplo acesso a toda a produção de seu pai.

Além dos estudos dos movimentos e organização coreográfica, os educandos participaram da confecção e pintura dos figurinos, produção cenográfica, filmagem, produção dos efeitos de projeção, fotografia e iluminação. Um fator importante, foi o contato com a produção escrita dos trabalhos de Maria José Justino - Guido Viaro, um visionário da arte; Dulce Osinski – Guido Viaro: Modernidade na arte e na educação; Guido Viaro, de Constantino B. Viaro, que relata o íntimo do artista, a partir das observações de seu próprio filho, e do documentário produzido pelo neto do pintor, Tulio Viaro - Retrato Coletivo, além de várias visitas ao museu do Artista.

Convidamos a todos para prestigiar esta obra de dança, arte e encantamento, no dia 07/12/2017, no Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, às 14h30 e às 20h.



“Não fiz entrada pela ânsia constante que me abrasa, vou e volto procurando uma chave que talvez eu nunca ache”
Guido Viaro
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.