Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

23/11/2017

"CIENTISTAS DO JARDIM": O RECONHECIMENTO NA FICIENCIAS 2017

Aconteceu agora em novembro de 2017, a VI Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIENCIAS), no Hotel Golden Park Internacional Foz, em Foz do Iguaçu.

A FICIENCIAS é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Universitário.


Participaram da feira os alunos do Clube de Ciências “Cientistas do Jardim”, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo, que inscreveram dez trabalhos científicos.

Sete (07) foram classificados como finalistas e, destes, foram premiados quatro (04) Projetos Científicos:


1º Categoria Industrial: Aplicação de materiais polímeros biodegradáveis a base de amido de mandioca na fabricação de sacos para plântulas:
Lucas Felipe Zenni
Luísa Fernada Stulp
Gabriele Mylene Koval

1º Categoria Alimentação: uso de diferentes concentrações de uva-do-Japão (Hovenia dulcis) no controle do fungo C. gloeosporioides na pré e pós colheita de Capsicum anuum:
Mariana Herkert Francescon
Emanoely Loeblein de Sousa

 
2º Categoria Alimentação: aplicação de biofertilizante à base de urina de vaca no desenvolvimento de couve folha (Brassica oleracea var. acephala) e ação repelente de Brevicoryne brassicae (L.)
Ketlyn Victoria Turetta
Bethânia Schorr

1º Categoria Ciências Humanas: Atlas de citologia vegetal básico: um suporte para elaboração de aulas práticas de citologia vegetal
Danieli Perreira Dias
Samara Cristina Denardi
Fonte:

https://www.ficiencias.org/pt-br/content/o-que-%C3%A9-ficiencias


O NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO - NRE Toledo cumprimenta a todos os envolvidos nos Projetos,  parabenizando-os, em nome do Chefe Professor Léo Inácio Anschau e toda sua Equipe de Servidores, desejando a todos que continuem se dedicando, trabalhando com vontade, com alegria. Os resultados, é certo, são frutos de nosso comprometimento. Muito obrigado por tão bem nos representarem, enquanto Núcleo e, em especial, o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre.


SEGUEM alguns DEPOIMENTOS dos Estudantes do Clube de Ciências CIENTISTAS DO JARDIM:


1: “_Olá. Meu nome é Geovanna Rúbia Troller, participo do Projeto: Utilização de Biofertilizante em Variedades de Lactuca Sativa. Eu e o pessoal do Clube de Ciências: Cientistas do Jardim viajamos, por último, para Foz do Iguaçu PR, pois 7 dos nossos Projetos passaram para a FICIENCIAS 2017 - VI Feira de Inovação de Ciências e Engenharias - aonde participaram Paraguai, Brasil e Argentina. A Feira é muito importante para todos nós, pois é uma grande oportunidade para a garantia do nosso futuro na Ciência. Na minha opinião foi uma experiência inesquecível que levaremos para toda a vida. Apesar de não termos ganhado premiação, nem medalha, saímos de lá com muito mais conhecimento, que é o mais importante. Mas, é claro, ficamos muito felizes com a premiação recebida pelos nossos colegas e, tenho certeza, que para eles foi uma emoção tão grande que não conseguiriam explicar. E além da Feira fomos a vários pontos turísticos da cidade, como as Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica Itaipu, conhecendo muitas pessoas, fazendo novos amigos.”


2: “_Eu me chamo Lucas Felipe Zenni, discente do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, membro do Clube de Ciências: Cientistas do Jardim. Primeiramente, para participar dessa Feira tivemos todo trabalho praticado em laboratório e toda “tenção pré – Feira”. Para mim esse ano está incrível, pois o Projeto foi enviado três vezes, em anos anteriores, e nos dois primeiros envios não havia passado e então nesse ano foi um sonho realizado. A dedicação tem sido grande de todos os integrantes, por meses, quase que inteiramente; trocando finais de semana e feriados de festas por trabalho no laboratório. Essa dedicação devo, ao longo do tempo, convivendo com a Dionéia que nos incentiva e, também, ao meu irmão que sempre me apoia. Sem eles não seria metade do que sou agora. Sobre o Clube: é uma grande família aonde todos se ajudam, tem sempre pessoas para apoiarem, é uma convivência que não trata somente da relação aluno - professor no Colégio, mas sim de uma relação entre amigos fora do ambiente estudantil. Depois que ficamos sabendo que o Projeto havia passado e que era finalista a emoção foi grande. E meses depois, quando chegou a hora de ir, a ficha não caía. Ao chegar na Feira e ver o nível dos Projetos da mesma Categoria, acreditávamos que a chance de ganhar seria de 0%, mas mesmo assim, nosso Projeto passou. Então eu, particularmente, estava muito feliz e me dediquei ao máximo nas apresentações. Quando ganhamos e nos chamaram ao palco, meu coração “parou”, a felicidade foi muito grande, porque, cara, ganhar o 1° lugar no primeiro ano foi uma sensação tão maravilhosa, foram tantas lágrimas e risadas, tanto apoio – até dos alunos que não se encontravam na Feira e ficaram em Toledo. Foi, realmente, um sonho realizado. Obrigado pela oportunidade e quero agradecer pelo apoio de todos, mas principalmente o apoio da nossa orientadora porque sem ela não estaria aqui hoje, sem ela não teria essa nossa “família” […]. Obrigado Dionéia Schauren por sempre acreditar em todos nós. ”


3. “_ Meu nome é Luisa Fernanda Stulp, 8° Ano do Ensino Fundamental e no terceiro nível do Clube de Ciências Cientista do Jardim. Nunca havia imaginado estar numa Feira de Ciências, com Projetos bons e alguns até vencedores de outras Feiras. […]. Foi divertido. Quando a gente apresenta para os Avaliadores e percebe que eles gostaram, daí você já fica mais feliz e vê que valeu todo esforço de escrever o projeto e fazer o diário de bordo. E ter força na hora mais esperada que é a hora da premiação, porque começa a ficar mais nervoso que já estava, pois era a primeira vez na FICIENCIAS. Daí aperta a mão dos amigos e começa a anunciar o nome do Projeto que iria ganhar em primeiro lugar. Falaram o nome do nosso Projeto, a gente ficou muito feliz porque ganhamos, é o 1° lugar na Categoria de Indústria. Agradeço à Dionéia Schauren por ajudar a gente, aguentar ir para as Feiras de Ciências, as viagens de final de ano e se surpreender com a gente, com os prêmios que nós ganhamos. Muito obrigada, mesmo, Dionéia.


4. “_Meu nome é Vinicius Eduardo Stulp, 9° Ano do fundamental, faço parte do Clube de Ciências Cientistas do Jardim, do 3º nível e meu trabalho foi aprovado na feira quando eu menos esperava. Por conta disso eu estudei o bastante para dar o melhor, para apresentar às pessoas que se interessaram. A maioria dos alunos que foi visitar o Projeto não prestou muita atenção. Foram lá só porque foi obrigado ou tinha que fazer um relatório. E a gente não gosta disso, pois sabe que a pessoa não tá nem aí pra você. Então eu peço que quando forem às escolas, convidar os alunos, falem pra ir quem quiser, para que outras pessoas não sintam o mesmo que eu senti.


5. “_Mariana Francescon. Sou do Clube Cientistas do Jardim há 4 anos 9° Ano fundamental do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Depois que entrei para o Clube a minha vida mudou completamente. Quando fui a primeira vez para um Congresso foi muito legal. Mas, eu cheguei morrendo de medo e vergonha, muito nervosa e saí de lá muito feliz e foi muito gratificante ouvir de Professores, de Alunos da Faculdade, que meu trabalho é muito bom e que eu dou um show nos alunos da Faculdade. Foi a mesma coisa quando fui pela primeira vez em uma Feira de Ciências na minha vida: levei o meu Projeto que era “Uva do Japão no pimentão” e eu ganhei um prêmio, pois meu trabalho era bom e nos apresentamos bem. Uma coisa que eu achei que nunca iria conseguir fazer, pois morria de vergonha de falar em público. Mas por causa do Clube não tenho mais isso. E esse ano eu levei a continuação do trabalho do ano passado e ganhei em 1° lugar na categoria de Alimentos. É isso, foi muito gratificante e eu fiquei muito feliz porque entre vários trabalhos o meu foi escolhido e é nessa hora que eu sou grata à Dionéia por nos mostrar que tudo é possível, que nós somos capazes. Quando eu entrei naquele local em que estava acontecendo o Congresso da UNIPAR em Umuarama, me deu um frio na barriga, um nervosismo, e eu escutava muita gente falar “o que essa criança do pré veio fazer aqui? ” No final quando eu saí de lá eu escutei vários elogios e isso foi muito bom. Valeu a pena passar raiva, discutir com minha parceira de trabalho, todo aquele esforço vale a pena quando você é reconhecido. Isso é muito bom, é um sentimento difícil de expressar com palavras. Mas tudo isso só é possível por causa de uma pessoa maravilhosa que acredita em nós e faz com que corramos em busca do nosso futuro e como o Clube faz a diferença na vida das pessoas e fala dos que já foram do Clube e já estão no Ensino Superior: essa pessoa é a Dionéia. Sem ela o Clube não acontece.
Eu amo participar do Clube, pois ele mudou minha vida para melhor, faz com que eu conheça pessoas e nos mostra experiências novas, oportunidades que, acredito, muitos não têm. A todo lugar que eu vou e falo que faço parte do Clube falam para eu aproveitar essa oportunidade e que não é para qualquer um.


6. “_Meu nome e Danieli Pereira Dias, sou aluna do 1° ano do Ensino Médio do “Jardim Porto Alegre” e do 1°Ano do Clube de Ciências Cientistas do Jardim. O nosso projeto começou porque queríamos fazer uma coisa pra mudar a realidade do Ensino, ajudar os Professores. O Clube mudou minha vida de uma hora pra outra, percebi que ganhei uma outra família... Quando fui para as Feiras eu me senti outra pessoa, que sou capaz. Na premiação eu me sentia muito nervosa, quando chamaram o meu projeto, premiado em 1º lugar na Categoria. Eu nem acreditava, era o meu 1º ano de Feira. Agradeço à Dionéia por tudo. Graças a ela eu mudei bastante, agradeço também a todos os outros que fazem parte do Clube. “





Fonte: NRE Toledo (Denise Loeblein) Adaptações Márcia Regina Ciambroni

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.