Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais Professor Formador
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Ícone conteúdos aulas on-line

Núcleo Regional de Educação de Ibaiti

Rua Nilo Sampaio, s/nº - Centro - CEP 84.900-000
Ibaiti - PR | Fone: 43 3546-8100 - Fax: 43 3546-8124  mapa Localização

NRE Ibaiti

22/11/2017

Escolas de Tomazina participam do Projeto Eleitor do Futuro

Para despertar nos jovens estudantes a consciência de cidadania, a Justiça Eleitoral, em parceria com o TRE/PR, representado pelo Juiz Eleitoral, Dr. Oto Luiz Sponholz Junior, desenvolveu o Programa Eleitor do Futuro nas Escolas Estaduais de Tomazina. Esse programa busca promover a discussão política dentro da escola, incentivando os alunos a adotarem uma postura cidadã.

A proposta da Justiça Eleitoral é fornecer os meios para que se realize uma eleição dentro da escola. Para isso, os alunos se dividiram em 5 partidos, PVS (Partido Vida e Saúde), PLRD (Partido Liberdade, Respeito e Dignidade), PELICE (Partido do Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar), PEPC (Partido Educação, Profissionalização e Cultura) e PSPCV (Partido da Segurança Pública e Combate à Violência). Os alunos votam não nos candidatos mas nas propostas dos partidos e é justamente a discussão sobre os temas problematizados por cada um desses partidos que gera uma análise aprofundada relativa a questões que envolvem a vida dos cidadãos.

Para embasar esse trabalho. os professores desenvolveram os estudos com duas cartilhas, “Ele, Heitor do Futuro I” e “Ele, Heitor do Futuro II” por meio de leituras, debates e muitos diálogos sobre as questões apresentadas, contextualizando com a realidade nacional, aproveitando notícias expostas na mídia televisiva sobre os atuais problemas da política nacional, que acirraram as interações durante o estudo. Terminado o estudo das cartilhas chegou a vez de trabalhar com o Guia do Aluno que apresentou um resumo de tudo o que foi estudado.

Cada partido elegeu o Presidente do Partido, preencheu a ficha de filiação dos membros e depois elaborou a proposta de governo, iniciando a campanha eleitoral na escola.

No dia 13 de novembro, aconteceu a eleição no Fórum Eleitoral da Comarca. Lá os alunos e alunas foram recepcionados pela Técnica Judiciária Simone Barros do Amaral que falou sobre a importância do projeto. Em seguida, o Juiz Dr. Oto Luiz Sponholz Junior dialogou bastante com os alunos, explicando sobre o voto, a cidadania e a democracia, fazendo perguntas e estimulando-os a interagirem com ele. Depois desse momento os estudantes receberam certificados pelas redações que produziram sobre o tema estudado. Na sequência, apresentaram suas propostas, receberam o título eleitoral e foram votar. O resultado será repassado à escola dentro de alguns dias.

Para o diretor da Escola Estadual do Campo Professor Humberto Fernandes de França, Fábio Godoi Correa, foi uma oportunidade ímpar de entender melhor o exercício da cidadania de um jeito consciente visando conhecer melhor os candidatos e analisar as melhores propostas, pois o voto é um direito do cidadão que é livre para fazer sua escolha. Dessa escolha depende o futuro do cidadão e de toda a coletividade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.