Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA
  • atribuição de aulas e funções
  • consulta escolas
  • Divulgue sua escola
  • portal do professor mec

Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz

Rua Sete de Setembro, 39 - Centro - CEP 84.950-000
Wenceslau Braz - PR | Fone: 43 3513-1100 - Fax: 43 3513-1101  mapa Localização

NRE Wenceslau Braz

10/11/2017

2º ENCONTRO ESTADUAL DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO PARANAENSE

Três docentes da Rede Estadual de Ensino, do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz, participaram entre os dias 07 a 09 de novembro, do Segundo Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: Inovação e Criatividade na Educação Paranaense, que aconteceu em Curitiba. Um evento de vinte e quatro horas com oficinas, palestras, mesas redondas, relatos de experiências e Festival de Invenção e Criatividade do Paraná (FIC PR), onde foram desenvolvidos cinco eixos temáticos: Mídia e educação; Educação inclusiva e tecnologia; Empoderamento e tecnologia; Ressignificação dos espaços escolares e Inovação e tecnologia na educação.
Como representantes do NRE Wenceslau Braz, participaram os professores Kheronn Khennedy Machado, Salete Prestes dos Santos Hortêncio, Artur Pascoal Rossi.
Kheronn, que atua como assessor em tecnologias educacionais no NRE, propôs o tema “Gamificando a Prática Docente - Projeto de um aplicativo”, uma modelagem e construção de um aplicativo que reúne as características da gamificação, onde permite que o docente vivencie as características de um jogo como desafios, conquistas, prêmios, troféus e avatares.
Os professores Salete Prestes dos Santos Hortêncio e Artur Pascoal Rossi, do Colégio Estadual Rodrigues Alves, município de Jaguariaíva, por meio de relato de experiência, expuseram os temas: “A habilidade de desenvolver aulas significativas com a utilização das tecnologias” e “Gincana Interdisciplinar”.
O primeiro tema diz respeito a capacidade de aprender e reaprender sempre com as novas ferramentas educacionais em um contexto globalizado incorporando a sua prática as novas tecnologias o uso dos recursos tecnológicos já existentes na sala de aula. O segundo trata da interdisciplinaridade entre as matérias, a união da turma por fazerem parte de uma equipe os ajuda e colabora para o sucesso na gincana evitando assim a defasagem no aprendizado e consequente evasão escolar.
Para a professora Salete “a organização do evento foi excelente, com uma miríade de possibilidades de participação e troca de experiências”. O professor Artur ressaltou a diversificação dos temas e a dinâmica das oficinas, ministradas pelos professores da rede estadual de ensino.
O evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação, via Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), teve como objetivo principal propiciar a oportunidade de “vivências e iniciativas com o uso de tecnologias na educação que possibilitem a resolução colaborativa de problemas, a experimentação, o desenvolvimento tecnológico e o compartilhamento de conhecimento, estimulando uma cultura de inovação, criatividade por meio de produções digitais que envolva toda a comunidade escolar”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.