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NRE Toledo

30/10/2017

PROGRAMA AGRINHO COMPLETA 19 ANOS DE TRABALHOS NO PARANÁ

AGRINHO é o maior Programa de responsabilidade social do Sistema FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, resultado da parceria entre o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná, o Governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

O PROGRAMA AGRINHO completa 19 anos de trabalhos no Paraná, levando às Escolas da Rede Pública de Ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na Pedagogia da Pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação Especial, estando presente em todos os municípios do Estado.

O SENAR-PR promove o CONCURSO AGRINHO 2017, com o tema: “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”. O Concurso realizado todos os anos nas categorias Redação, Desenho, Experiência Pedagógica, Escola e Município Agrinho, serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas.
Alunos premiados, e seus respectivos Professores, participaram da cerimônia de premiação no dia 30 de outubro de 2017, em Curitiba.
 
Somamos a esta matéria o texto sobre o trabalho da Professora Izolde Vasquez, com o aluno Rogério Tortele Costa. Seguem algumas palavras da própria Professora:
"O aluno de Classe de Apoio possui capacidade de produzir textos para concorrer num concurso de redação? Sim, ele tem. Este foi meu maior desafio com a turma da Classe de Apoio: fazer com que os alunos acreditassem na sua capacidade de produção. [...] tema: “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”. [...]. Propus uma atividade permanente: a cada aula, um aluno elegia um tema e expunha à turma a forma como este tema havia sido tratado no texto. Depois, seguia-se um debate sobre o tema. Paralelamente, os alunos tiveram contato com textos de finalidades comunicativas diversas. O objetivo era que eles analisassem os materiais, refletissem sobre os propósitos de cada um e adquirissem um repertório discursivo e linguístico. Até este momento todo trabalho parecia em vão, sem sentido. Ainda não estavam motivados em produzir. Mas, não me dei por vencida algo me dizia que precisava instigar mais. [...]. Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e re-escrever. O interessante foi notar que os alunos puderam entender que a revisão não consiste em corrigir apenas erros ortográficos e gramaticais, mas cuidar para que o texto cumpra sua finalidade comunicativa e identificar o que provoca estranhamento no leitor dentro dos usos sociais que ela terá. As produções passaram por três reescritas até sua produção final. E, deste trabalho o aluno Rogerio Clodoaldo Tortele Costa conquistou o primeiro lugar regional no Concurso Agrinho. O trabalho foi além da produção textual. Confeccionamos jogos de memória, jogo de trilha e passa-e -repassa sobre o tema".

Da parte do Núcleo Regional de Educação, Sandra Mara Marcello Nogueira - Coordenadora do Programa no NRE Toledo, envia seu recado: "Parabenizamos a iniciativa da Professora, pelo carinho e atenção com estes, que são os alunos que mais precisam de motivação e desafios significativos. Para nós, o fato do aluno Rogério ter saído da Sala de Apoio para o palco de premiação do "Agrinho" é uma grande satisfação. Quando bem desafiados os alunos respondem e produzem. Pela prática discursiva da escrita criamos identidades, superamos obstáculos, reconhecemos quem somos e aonde podemos chegar."


Fonte: http://www.agrinho.com.br/


PREMIADOS CONCURSO AGRINHO 2017:

Marechal Cândido Rondon:
Redação 6º ano – COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES
Professora: Izolde Schneider Vasques
Aluno: Rogério Clodoaldo Tortele Costa

Nova Santa Rosa:
Redação 7º ano – ESCOLA ESTADUAL VINÍCIUS DE MORAES
Professora: Carla Alice Schimanko Flores
Aluna: Andressa Gabriele Walker

Obs.: A Chefia do NRE Toledo e toda sua Equipe parabenizam a todos os envolvidos neste Programa, em especial Alunos e Professores.
 

PREMIAÇÕES

Fase Regional: Os autores das redações classificadas, por Ano Escolar, em cada uma das 10 (dez) regiões administrativas do SENAR - PR e seus respectivos Professores receberão:

1° lugar: Aluno (a): Tablet
Professor (a): Tablet

Fase Estadual: Os autores das redações classificadas em 1º lugar, por Ano Escolar, e seus respectivos Professores receberão:

1° lugar: Aluno (a): Notebook
Professor (a): Notebook


Fonte: http://www.agrinho.com.br/ (Adaptações NRE Too. Márcia)

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