Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
27/10/2017
Colégio Maria Destéfani incentiva práticas de sustentabilidade
No Colégio Estadual Maria Destéfani Griggio, em Cafelândia, professores e estudantes desenvolvem atitudes de consumo consciente e combate ao desperdício como forma de cuidar da natureza, cientes de que a questão ambiental é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e ela pode estar integrada às práticas cotidianas de uma escola.
Não basta falar e ensinar apenas com livros, ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta, que satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações.
Parece complicado, mas o aprendizado sobre meio ambiente e sustentabilidade pode ser implementado a partir de iniciativas simples, mas que podem gerar grandes efeitos no ambiente, ao promover bem-estar e fomentar ações que permitam aos alunos incorporar ao seu cotidiano comportamentos voltados à preservação dos recursos naturais, como não desperdiçar água, cultivar áreas verdes e preferir produtos recicláveis. Mas não adianta fazer um projeto de combate ao desperdício da água e deixar torneiras vazando na escola ou em casa, por exemplo.
Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os danos causados ao meio ambiente, porém têm grande impacto na rotina escolar, no maior cuidado com as pessoas, com a Terra e os recursos naturais. São questões que perpassam os conteúdos das disciplinas escolares e, além de envolver os estudantes, podem mobilizar funcionários e famílias do entorno, passando à comunidade a mensagem de que a escola se preocupa com a Terra.
Foi nessa mobilização que investiu a direção do Colégio Maria Destéfani, junto aos profissionais que atuam no estabelecimento de ensino, ao participarem do Programa Escola Sustentável. Alunos estudaram o assunto, planejaram como gostariam que a escola ficasse em termos ambientais e, em seguida, as ideias foram colocadas em prática.
Ao implantar e manter na instituição de ensino uma postura de uso consciente dos recursos naturais (como a água e a energia) de modo acessível (tanto na estrutura física quanto nas ações cotidianas), igualando os discursos à prática, todos ganharam não apenas na apreensão de conceitos socioambientais e na construção de novos valores e atitudes, mas também em poder contar com um ambiente mais lindo e acolhedor.
Não basta falar e ensinar apenas com livros, ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta, que satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações.
Parece complicado, mas o aprendizado sobre meio ambiente e sustentabilidade pode ser implementado a partir de iniciativas simples, mas que podem gerar grandes efeitos no ambiente, ao promover bem-estar e fomentar ações que permitam aos alunos incorporar ao seu cotidiano comportamentos voltados à preservação dos recursos naturais, como não desperdiçar água, cultivar áreas verdes e preferir produtos recicláveis. Mas não adianta fazer um projeto de combate ao desperdício da água e deixar torneiras vazando na escola ou em casa, por exemplo.
Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os danos causados ao meio ambiente, porém têm grande impacto na rotina escolar, no maior cuidado com as pessoas, com a Terra e os recursos naturais. São questões que perpassam os conteúdos das disciplinas escolares e, além de envolver os estudantes, podem mobilizar funcionários e famílias do entorno, passando à comunidade a mensagem de que a escola se preocupa com a Terra.
Foi nessa mobilização que investiu a direção do Colégio Maria Destéfani, junto aos profissionais que atuam no estabelecimento de ensino, ao participarem do Programa Escola Sustentável. Alunos estudaram o assunto, planejaram como gostariam que a escola ficasse em termos ambientais e, em seguida, as ideias foram colocadas em prática.
Ao implantar e manter na instituição de ensino uma postura de uso consciente dos recursos naturais (como a água e a energia) de modo acessível (tanto na estrutura física quanto nas ações cotidianas), igualando os discursos à prática, todos ganharam não apenas na apreensão de conceitos socioambientais e na construção de novos valores e atitudes, mas também em poder contar com um ambiente mais lindo e acolhedor.
Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel