Núcleo Regional de Educação de Ibaiti
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NRE Ibaiti
26/10/2017
Apicultura é tema de Projeto em Escola do Campo
Dando continuidade ao Projeto Vida no Campo, o Colégio Estadual do Campo Rodolfo Inácio Pereira do Distrito da Lavrinha em Pinhalão, escolheu para este ano o tema Apicultura, com o objetivo de levar os educandos a conhecerem as técnicas de criação, manejo e comercialização de produtos apícolas.
A apicultura é uma das mais nobres e antigas atividades humanas. Há registros que relatam a prática da apicultura e o uso dos produtos apícolas pelos egípcios há cinco mil anos. Criar abelhas não se destina tão somente à produção de mel, mas também à polinização agrícola, produção de própolis, pólen e geleia real.
O tema envolveu todas as turmas e todas as disciplinas através de leitura, interpretação de texto, letras de músicas, produção de frases de efeito, “slogans” ou propagandas, artigo de opinião, paródias, documentários, peças teatrais, elaboração de cadernos de receitas; trabalho com gráficos, confecção de mapas dos produtores, entrevistas orais, cartazes, exposição de fotos, dentre outros.
A culminância desse trabalho está acontecendo entre os dias 26 e 27 de outubro, com exposições, apresentações. Um momento importante foi o depoimento da aluna Angela Luiza Mendes do 8º A, filha de apicultor, que se emocionou pelo fato de todos terem se envolvido com o tema, e relatou que além de todos os benefícios e importância dessa atividade, sua família está enfrentando algumas dificuldades, seja pelo uso excessivo de agrotóxicos por outros produtores, levando à dizimação de várias colmeias, seja pelo desaparecimento de algumas caixas que são colocadas em pontos estratégicos para atrair as abelhas, levando a um prejuízo significativo para o produtor.
Para a diretora do Colégio, Marina Inácia de Mélo Peres, ao se pensar em apicultura como alternativa de geração de trabalho e renda ao homem do campo, é necessário que se avalie a atividade sob os diversos aspectos que a cercam e que a tornam uma importante ferramenta de inclusão social para os pequenos e médios produtores.
A apicultura é uma das mais nobres e antigas atividades humanas. Há registros que relatam a prática da apicultura e o uso dos produtos apícolas pelos egípcios há cinco mil anos. Criar abelhas não se destina tão somente à produção de mel, mas também à polinização agrícola, produção de própolis, pólen e geleia real.
O tema envolveu todas as turmas e todas as disciplinas através de leitura, interpretação de texto, letras de músicas, produção de frases de efeito, “slogans” ou propagandas, artigo de opinião, paródias, documentários, peças teatrais, elaboração de cadernos de receitas; trabalho com gráficos, confecção de mapas dos produtores, entrevistas orais, cartazes, exposição de fotos, dentre outros.
A culminância desse trabalho está acontecendo entre os dias 26 e 27 de outubro, com exposições, apresentações. Um momento importante foi o depoimento da aluna Angela Luiza Mendes do 8º A, filha de apicultor, que se emocionou pelo fato de todos terem se envolvido com o tema, e relatou que além de todos os benefícios e importância dessa atividade, sua família está enfrentando algumas dificuldades, seja pelo uso excessivo de agrotóxicos por outros produtores, levando à dizimação de várias colmeias, seja pelo desaparecimento de algumas caixas que são colocadas em pontos estratégicos para atrair as abelhas, levando a um prejuízo significativo para o produtor.
Para a diretora do Colégio, Marina Inácia de Mélo Peres, ao se pensar em apicultura como alternativa de geração de trabalho e renda ao homem do campo, é necessário que se avalie a atividade sob os diversos aspectos que a cercam e que a tornam uma importante ferramenta de inclusão social para os pequenos e médios produtores.
"As abelhas são como bússola, nos mostra o caminho para uma vida mais doce. Basta ter paciência para segui-las."
Aluna: Elizane Cristina Nunes