Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
25/10/2017
Visita Técnica ProEMI em Santa Tereza e Céu Azul
Nesta quarta-feira (25), os técnicos pedagógicos disciplinares do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, Delmar Gonçalves, Adriana Biancato e Adriane Reizer, realizam Visita Técnica do ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador), em Santa Tereza e Céu Azul (Nova União).
PROEMI
O ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador) tem por objetivo garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, por meio de ações conjuntas com Estados e Distrito Federal.
Com base em taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, observa-se a necessidade de ampliação e fortalecimento de políticas efetivas que garantam o direito ao Ensino Médio de qualidade para todos. Nesse contexto, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir o redesenho dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo, ampliando as práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e nesse sentido, esse Documento visa orientar os sistemas de ensino e as escolas para a formulação de seus Projetos de Redesenho Curricular (PRC), em consonância com as Diretrizes Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
PROEMI
O ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador) tem por objetivo garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, por meio de ações conjuntas com Estados e Distrito Federal.
Com base em taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, observa-se a necessidade de ampliação e fortalecimento de políticas efetivas que garantam o direito ao Ensino Médio de qualidade para todos. Nesse contexto, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir o redesenho dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo, ampliando as práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e nesse sentido, esse Documento visa orientar os sistemas de ensino e as escolas para a formulação de seus Projetos de Redesenho Curricular (PRC), em consonância com as Diretrizes Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
O apoio técnico-financeiro é destinado todos os anos às escolas de Ensino Médio estaduais e distrital que devem elaborar o redesenho curricular proposto. Os Projetos de Redesenho Curricular (PRC) devem atender às reais necessidades das unidades escolares. Com foco na promoção de melhorias significativas que busquem garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino. Cada escola organiza o conjunto de ações que compõem o PRC a partir das áreas de conhecimento, conforme necessidades e interesses da equipe pedagógica, dos professores, da comunidade escolar, mas, sobretudo, dos adolescentes, jovens e adultos dessa etapa de formação.
Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel