Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

18/10/2017

Aula Prática sobre Solos no Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone

Durante as aulas práticas da disciplina de Ciências deste trimestre, os alunos dos 6 ºs anos A, B, C, D, E e F, orientados pela professora Neuza Cantarelli, estudaram os diferentes tipos de Solos (arenoso, argiloso e humífero).

Para realização da experiência foram usadas garrafas Pet como recipientes, funis, filtro, provetas, cronometro, amostras de solo e água. Os alunos foram separados em 5 grupos e cada grupo fez a coleta do solo em um ponto específico do colégio. Após a coleta, o grupo retornou ao laboratório de Ciências e visualizou-o com o auxílio da lupa, observando as características principais: cor, textura, porosidade. Em seguida, todos realizaram o experimento da filtração para verificar a permeabilidade de cada solo coletado.

Alguns questionamentos foram lançados aos discentes para resolverem em casa com seus pais e/ou responsáveis: Qual é o tipo de solo da cidade de Cascavel? E qual é importância do solo? Por que é necessário estudar sobre os tipos de solos?

Segundo a professora Neuza, as aulas práticas de laboratório vêm a contribuir para ampliar a aprendizagem, pois oportunizam maior autonomia dos estudantes, os quais saem do papel de expectadores assumindo papel ativo tanto na construção do experimento como o do questionamento frente aos possíveis resultados.


Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.