Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

18/10/2017

Regional de Ensino de Cascavel conquista 1º lugar no Prêmio SESI ODS - Categoria Poder Público

Projeto desenvolvido pelo Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel, com o objetivo de promover a cultura da paz, a convivência coletiva e a solução amigável de conflitos no ambiente escolar, conquistou o 1º lugar na categoria Poder Público do Prêmio SESI ODS - Serviço Social da Indústria para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2017, na categoria Setor Público. Além da Regional da Educação, outros quatro projetos estaduais ficaram entre os finalistas.

A cerimônia de premiação ocorreu ontem, 17 de outubro, durante Congresso Sesi ODS, em Curitiba.

O NRE de Cascavel foi selecionado pelo projeto Escolas Mais Humanizadas. A ação consiste na oferta de Formação Continuada em Fundamentos da Justiça Restaurativa e Práticas em Justiça Restaurativa para professores e estudantes que trabalham a solução pacífica de conflitos e convivência coletiva visando a minimização da violência no âmbito escolar.

As coordenadoras do Projeto de Justiça Restaurativa, Marli Timm Vanelli e Vera Lucia Dick, comentam que as práticas restaurativas contribuem para a minimização da violência no âmbito escolar. Turmas são formadas com professores, funcionários de escolas, pais e alunos, os quais participam de círculos para ampliar saberes a respeito das formas de lidar com situações de conflito, buscando promover um ambiente mais acolhedor, propício para a ampliação do conhecimento. “Ao ouvir sobre novas ideias e perceber novos exemplos, os envolvidos se estimulam e se envolvem com o trabalho restaurativo”.

“Estamos muito felizes por essa conquista do nosso Núcleo de Educação. Acreditamos que devemos investir cada vez mais nas práticas reconciliadoras e, assim, criar uma Cultura de Paz que agregue valores fundamentais de ética e respeito nas relações sociais. Nós trabalhamos não somente com os casos específicos de resolução de conflitos, mas também na capacitação dos profissionais que atuam nas escolas”, diz a chefe da Regional de Ensino de Cascavel, professora Inez Aliete Dalavechia.

"Trabalhamos com a capacitação dos profissionais tanto do NRE como das escolas. Jamais teremos um país equilibrado política e socialmente sem que invistamos no formação das pessoas. Ninguém é o que é por acaso, somos fruto de uma construção histórica e para isso faz-se necessário, a interferência pedagógica no processo de formação do cidadão", complementa.

O trabalho conta com o apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs) do próprio município. É desenvolvido atualmente nos colégios estaduais Marcos Claudio Schuster e Mário Quintana, ambos em Cascavel, e deve ser expandido gradativamente para as demais escolas pertencentes ao Núcleo de Educação.

A chefe do NRE, Inez Dalavechia, destaca que o foco do trabalho está no cuidado com o ser humano, na convivência pacífica e no resgate da autoestima. “O principal objetivo desse trabalho é promover a cultura de paz, a solução pacífica de conflitos e o perdão entre as partes envolvidas. Acreditamos que é preciso desenvolver políticas educacionais de conscientização com foco no ser humano para transformar a nossa sociedade”.

Também foram finalistas do prêmio SESI ODS, na mesma categoria: a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), com o projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa; a Secretaria Estadual de Saúde (1ª Regional Litoral), com o projeto Conscientização e controles de doenças transmitidas por vetores; e o Tribunal de Justiça do Paraná, pelo trabalho Circulando Relacionamentos.


Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.