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Núcleo Regional de Educação de Cascavel

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NRE Cascavel

17/10/2017

Alunos do CECOB utilizam cinema como recurso de aprendizagem

Considerando o cinema como uma das poderosas ferramentas para instrução, educação e reflexão humana, turmas do CELEM Espanhol e Sala de Recursos Multifuncional do Colégio Estadual do Campo Olavo Bilac (CECOB), em Corbélia, assistiram a uma sessão de cinema em Cascavel na última semana.

De acordo com o diretor, David Fachi, a atividade foi pensada com o intuito de diversificar as formas de aprendizado. “São inúmeras as vantagens para os estudantes. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criticidade e reter a atenção deles para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas”.

O pedagogo Romildo destaca a necessidade de garantir que essa atividade ocorra de maneira multidisciplinar. “Muitas vezes a escolha do filme pode ser a combinação de conteúdos prevista em duas matérias, por exemplo. Isso faz com que o filme possa ser apresentado na íntegra”, diz.

Para a Professora Zilda, o cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como importante veículo de ensino-aprendizagem. Uma ferramenta que, dependendo da abordagem, oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral da realidade enquanto mídia educativa.

Segundo a professora, a inserção de novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais, proporcionando uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, o cinema se torna um recurso de aprendizagem cheio de potencialidades, constitui-se em um meio de contribuir para mudanças sociais. Ao ser percebido como uma mídia educacional pode possibilitar aulas mais atrativas ao aluno, pois possui grande potencial pedagógico, uma vez que se torna bem mais fácil, tanto para uma criança quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. O filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada na explanação, podendo servir tanto para expor conteúdos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experiências.

“Se bem alinhado com outras disciplinas, o cinema na escola pode ser aplicado combinando com uma atividade de leitura, o que fortalecerá outro pilar importante para o desenvolvimento dos estudantes”, complementa.


Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel

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