Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Convocação para Verificação de Inscritos como Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • botão destaque formulário divulgue a sua escola
  • Designação de Diretores e Diretores Auxiliares

Núcleo Regional de Educação de Guarapuava

Rua Senador Pinheiro Machado, nº 2332 - Centro - CEP 85065-040
Guarapuava - PR | Fone: (42) 3621-7600 - Fax: (42) 3621-7601  mapaLocalização

NRE Guarapuava

05/10/2017

Conhecendo o Rio Iguaçu - Colégio Estadual Santa Clara

O projeto “Conhecendo o Rio Iguaçu” é um projeto que visa oportunizar aos alunos dos 8ºD e 8ºE, 9ºB, 9ºC e 9ºD do Colégio Estadual Santa Clara do município de Candói o conhecimento do rio Iguaçu, através de maquete no Museu Regional do Iguaçu, conhecer a fauna e flora, assim como conhecer a história dos povos indígenas e dos caboclos que habitavam a região formada pela bacia do rio Iguaçu, na Vila da COPEL, no município de Reserva do Iguaçu.
Vemos que devido a grande quantidade de informações que o aluno adquire no seu cotidiano fora de sala de aula, principalmente através da internet, muitas vezes a didática utilizada em sala de aula se torna indiferente, nula e nem sempre tem o mesmo efeito que tem uma aula diferenciada. Ou seja, sair do ambiente tradicional de aprendizagem. O simples fato do aluno sair da sala de aula e também da escola durante o período de aula por si só desperta curiosidade e interesse de participar do aprendizado.
Sabendo da importância em realizar atividades educativas também fora da sala de aula e que por sua vez propicia e vislumbra ao estudante outra forma de perceber elementos educativos, que possibilitam o seu crescimento cultural e intelectual, realizamos uma saída de campo no Museu Regional do Iguaçu, na Vila da COPEL, no município de Reserva do Iguaçu.
No museu os alunos tiveram a oportunidade de ver, entender e aprofundar conhecimentos sobre bacia hidrográfica, os rios afluentes e subafluentes do rio Iguaçu, o potencial hidrelétrico, as usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio, os impactos positivos e negativos gerados pela construção das usinas. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a vegetação e animais que ocorrem ao longo da bacia do rio do Iguaçu.
Também no local os alunos puderam saber e entender como viviam os povos antepassados (indígenas e caboclos) que habitavam em torno do rio Iguaçu e seus afluentes e subafluentes. Os alunos puderam conhecer também parte dos utensílios pelos habitantes locais, desde ferramentas para o trabalho e artesanatos.

Professores e pedagogas que participaram do projeto:
TANIA LUNARDI
ARILDO FRAGA
SONIA MARA CARNEIRO
EDINEIA SIMI
ROSEMERI R. STADLER
ROSANGELA T. MORAES
MARLI TELES DE RAMOS
CESAR ÉRICO MORAES
ROSANE PAGANOTTO
ADRIANA HAAS FERREIRA
MARIA CAROLINA RIBEIRO AGUERA

Professor idealizador e coordenador do projeto:
CESAR ÉRICO MORAES


Fonte: Cesar Érico Moraes

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.