Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Editais PSS 2021
  • Cadastramento currículos Seed
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA
  • convocações pss
  • distribuição de aulas
  • Destque para CEEP Newton Freire Maia

Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte

Rua Joaquim Nabuco, 968, Bairro Tingui - CEP 82620-060
Curitiba - PR | Fone: (41) 3251-6500  mapa Localização

NRE Área Metropolitana Norte

03/10/2017

E.E. BACHAREL ANTÔNIO ALVES, DE ITAPERUÇU, DESENVOLVE INICIATIVAS DE INCENTIVO AO INGRESSO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE, PARA ALUNOS DO 9º ANO

ESCOLA DE ITAPERUÇU DESENVOLVE INICIATIVAS DE INCENTIVO AO INGRESSO NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE, PARA ALUNOS DO 9º ANO
DESDE o fim de março, ocorre a iniciativa de orientação aos alunos dos 9ºs anos da Escola Estadual Bacharel Antônio Alves, em favor do avanço nos estudos em instituições públicas que ofereçam cursos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio, como forma de abrir novas perspectivas na ampliação de conhecimentos e uma melhor inserção no mercado de trabalho, assim beneficiando os próprios jovens e suas famílias, sobretudo nesses tempos em que todo aprimoramento, teórico e prático, é essencial para conquistar oportunidades, se adaptar a mudanças e superar crises, principalmente no Brasil presente.
CRIADA a partir de um ciclo de palestras “9º ano – Rumo ao Ensino Profissionalizante”, organizado entre março e abril pelo professor Solano, de Artes, que começou sua formação e carreira profissional como Técnico em Desenho Industrial, pelo antigo CEFET-PR (atual UTFPR), expôs as principais características dessa modalidade de ensino e um panorama de algumas escolas técnicas da região, tanto aos adolescentes, que em geral despertam de modo imediato para a ideia, quanto aos familiares, que, em contraponto, muitas vezes ficam receosos com tais novidades, por mera desinformação.
Tal ideia surgiu diante do desabafo de alguns jovens quanto a falta de perspectivas, pois muitas vezes alegam rejeitar os estudos por causa disso, e em oposição, pela curiosidade de outros estudantes sobre o tema, durante o ano passado.
Para aproximar tais possibilidades futuras da realidade de seus orientandos, convidou ex-alunos do próprio Bacharel, que hoje em dia cursam ou concluíram recentemente o nível médio profissionalizante, compartilhando relatos de suas experiências.
Essa etapa contou com o depoimento dos seguintes colaboradores: Maria de Fátima Lara, que conclui o Magistério esse ano, no C.E. Frei Beda, situado em Itaperuçu, e que tem sua filha, Sabrina, no 3º ano do mesmo curso, ambas ex-alunas da E.E.B.A.A.; Willian Santos e Renan Stresser, que cursam o 1º ano Edificações no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba; do universitário Luan Gustavo, que logo após se formar Técnico em Mecânica pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná), ingressou em 2016 na Engenharia da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), na mesma área; e Renan Santos, outro estudante do CEP, que ingressou por lá em 2017, incentivado pelas palestras realizadas no ano passado.
NA SEQUÊNCIA, em maio, foi proposta a criação de um Grupo de Estudos (imagens a seguir) para aqueles que quisessem reforçar conteúdos, a fim de melhorar seu desempenho e suas notas em todas as disciplinas, inclusive passando a ter aulas extras de redação, com intuito de aumentar a chance uma boa avaliação em estabelecimentos como CEEP’s (Centros Estaduais de Ensino Profissional) e/ou no CEP, e para tentar concorrer em processos seletivos, conforme ocorre no IFPR.
A ação ainda traz a monitoria voluntária em matemática feita pelo ex-aluno Luan Gustavo, para aqueles que desejam estudar mesmo nos feriados, na casa de famílias que apoiam tal ideia.
TAMBÉM FOI REALIZADO o Projeto "IFPRa Todos!", coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Rafael, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que trouxe aos alunos dos 9ºs anos da E.E.B.A.A., no dia 18 de setembro, oficinas práticas de oito cursos técnicos integrados ofertados pela respectiva instituição. Para esse evento, foram convidados jovens que se interessaram por essa modalidade de ensino, e que estudam em outras escolas de Itaperuçu, como o C.E. José Pioli e o Colégio Monte Horebe.
Foram ofertadas as oficinas de Programação em Jogos Digitais, Eletrônica, Informática, Contabilidade, Administração e Petróleo & Gás, que trouxe o experimento de lançamento de foguetes, e Mecânica, realizada como competição para controle de "guindaste caseiro", na qual aprenderam noções sobre hidráulica. Cabe ressaltar que todos os participantes receberão certificados emitidos pelo IFPR.
JÁ, NESSA QUARTA, dia 27/09, como ápice de todos esses empenhos, foi promovida uma visita às escolas técnicas que mais atraíram atenção dos alunos, não só pela qualidade de ensino, perfil e variedade de cursos, como também pela facilidade de acesso no futuro, dada a localização. Eis o roteiro das mesmas:
C.E.E.P. Theodoro de Bona, inaugurado em 2016, se situa a 2 Km do terminal de Almirante Tamandaré. Oferta cursos técnicos integrados em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Informática, além de Química, no subsequente.
CEP, que possui cursos técnicos integrados de Edificações, Prótese Dentária e Teatro, e ainda o Ensino Médio Normal e outros subsequentes. Situado ao lado do Passeio Público, em Curitiba, possui grande oferta de atividades esportivas, culturais e artísticas, abrangendo cursos extras de seis idiomas, tudo de maneira gratuita.
IFPR, que oferece os cursos descritos anteriormente, no sistema integrado, além de Processos Fotográficos, e outros subsequentes, para quem já possui o nível médio, contando também com cursos superiores. Instituição federal, traz uma boa possibilidade de proporcionar auxílios financeiros aos estudantes de origem humilde, e apoio a viagens para eventos acadêmicos, intercâmbios internacionais, práticas de esportes e atividades culturais.
Além dos participantes oriundos do Bacharel (36), estavam presentes alunos dos 9ºs anos do Frei Beda (06), Monte Horebe (04) e Tacaniça (01), totalizando 47 pessoas, aos cuidados do professor Solano e da pedagoga Salete.
CONVÉM AGRADECER a todos que apoiaram tais realizações, de modo especial ao senhor Dário de Cristo, sua sobrinha Emily Soiany Cristo, e à Prefeitura Municipal de Itaperuçu, que nos auxiliaram por meio do transporte gratuito, ao pessoal do GECEP (Grêmio Estudantil do CEP), ao professor André Meirelles (do Curso de Teatro do CEP), e à coordenadora Flávia Block (Direção de Ensino do IFPR), juntamente ao professor Leandro Rafael (de Geografia, igualmente do IFPR), por nos receber com extrema atenção e hospitalidade em suas respectivas instituições, e ao Curso de Línguas Estrangeiras OYAMA, que patrocinou parte da alimentação dos alunos participantes.
AINDA é cabível manifestar o mesmo às direções das escolas que liberaram seus alunos para participar dessas atividades, à professora Gláucia Alberti, que recentemente nos auxiliou na replicação do ciclo de palestras no C.E.J.P., ao Sr. Elessandro Gomes (pai do aluno Victor), que nos acompanhou e levou o excedente de passageiros em seu veículo, e à sra. Marli dos Santos, por ceder sua residência em prol das monitorias, e a todos os professores e funcionários da E.E.B.A.A.
EM BREVE, na 2ª quinzena de outubro, há pretensão de expandir os horizontes dessa iniciativa, promovendo a visita dos alunos à feira de cursos da UTFPR (denominada #Tecnológica), como forma de possibilitar um pequeno contato com o Ensino Superior, e ainda promover o encerramento do ciclo de palestras, em novembro, com o depoimento de um bolsista pesquisador da área de Nutrição pela UFPR (igualmente ex-aluno do Bacharel), o que permitirá vislumbrar um pouco do mundo acadêmico, e das possibilidades que poderão existir após a conclusão do nível médio, focando em instituições públicas de renome.
E CLARO, há a o desejo coletivo de toda equipe, que esses esforços sirvam como um grande incentivo aos alunos da E.E. Bacharel Antônio Alves, aos jovens das demais escolas da região, coirmãs na árdua tarefa de ensinar, e sobretudo aos familiares, responsáveis pelos adolescentes.

Atenciosamente,
Professor Solano Rodrigo dos Santos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.