Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão
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NRE Campo Mourão
02/10/2017
Escolas Estaduais do Campo recebem Formação Continuada do NRE
O Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE) promoveu, no dia 26 de setembro, oficinas de formação continuada e atividades coletivas de planejamento para professores, diretores e pedagogos dos 17 Colégios e Escolas Estaduais do Campo, jurisdicionados ao NRE. Durante todo o dia, foram discutidos aspectos legais da educação do campo, construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), elaboração da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e produção do Plano de Trabalho Docente (PTD).Os trabalhos foram organizados e coordenados pela Equipe de Educação Básica do NRE de Campo Mourão, com a colaboração de professores da Rede Estadual convidados para ministrarem as oficinas de Arte e Física. O evento, realizado nas dependências da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, câmpus Campo Mourão, reuniu aproximadamente 300 profissionais da educação, que participaram com valiosas contribuições pedagógicas durante as oficinas.
Para a técnica de Língua Portuguesa, Fabíola Araújo, “O evento foi muito significativo porque provocou um olhar diferenciado sobre o PTD, já que o mesmo é o norteador das ações em sala de aula”.
Além disso, a Coordenadora da Educação Básica, Regiane Timóteo afirmou que esta ação de âmbito pedagógica “vai ao encontro das ações que o NRE pretende realizar, além de também corresponder ao META (Minha Escola Tem Ação) no que tange à formação continuada, práticas pedagógicas e acompanhamento do projeto político pedagógico da escola.”
De acordo com a chefe do NRE, Rosimeire Aparecida De Caires, “A formação com profissionais das escolas do campo foi pensada com o objetivo de integrar estes profissionais e ao mesmo tempo, retomar uma ação pedagógica voltada para cada especificidade. Trata-se de um momento de reflexão sobre nossas ações, tendo sempre presente o centro do nosso trabalho que é o aluno, e é com a crença da importância do comprometimento de todos que este trabalho foi iniciado. A ideia é criar um movimento diferenciado de prática pedagógica para que possamos trabalhar de forma contextualizada, respeitando o espaço onde nosso aluno está inserido.“