Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão
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NRE Francisco Beltrão
04/09/2017
Ciclo de estudos:Reflexões sobre práticas pedagógicas e os olhares inclusivos
No dia 1º de setembro, no Teatro Eunice Sartori, a Secretaria Municipal de Educação,o Núcleo Regional De Educação e a Faculdade de Ampere – FAMPER. realizaram a última etapa do ciclo de estudos que vem acontecendo no município de Francisco Beltrão, com o tema: Reflexões sobre práticas pedagógicas e os olhares inclusivos.Na primeira etapa foi trabalhado: Olhares e leituras sobre a Proposta Pedagógica e a Educação Especial; Educação Infantil: Deficiência In (visíveis), Cegueira, Síndrome de Down, Transtornos do Desenvolvimento Global; Surdez Deficiência Física Neuromotora.
Na segunda etapa o curso foi sobre: Família, Escola como contexto do desenvolvimento humano com Rodas de Conversas com ênfase em adoção, autismo, altas habilidades na família e nome social nos espaços escolares.
Esta terceira e última etapa do curso foi marcada pela vinda da professora Denise Maria de Matos Pereira Lima – SEED/DEE – Curitiba, que trabalhou diversos conteúdos relevantes dentro da temática: Reflexões sobre práticas pedagógicas e os olhares inclusivos: Altas Habilidades e super dotação: Identificação e organização do trabalho pedagógico na Educação Básica, dentre eles – conceito, avaliação e mitos de altas habilidades/super dotação. a identificação na Educação Infantil, diferenciando o aluno com talento, inteligência e disciplina; alunos com altas habilidades e dislexia e disortografia; aluno com altas habilidades/super dotação e autismo.
Para abrir as atividades do dia as Escolas Municipais Madre Boa Ventura e a Escola Municipal Sagrado Coração realizaram apresentação de Coral e de Ballet. A mesa foi composta pelo aluno Renan Wilker Rohrs do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual João Paulo II que frequenta a sala de recursos altas habilidades/super dotação, a professora Fernanda Celestino dos Santos Espanhol, formada em Ciências/Biologia com ênfase em Biodiversidade e biotecnologia, a professora da Escola de Educação Básica – Modalidade Educação Especial, professora Lúcia Pagnocelli, formada em Pedagogia, especialista em Educação Especial, Psicopedagogia e Gestão de Pessoas. Também fizeram parte da mesa as professoras Veruska, da Escola Municipal Maria Helena Vandresen e a professora Daniele Migon Bellon da Escola Municipal Frei Deodato.
o aluno Renan Wilker Rohrs representou todos e todas as alunas e alunos que tem seus direitos garantidos e seus docentes que compreendem o que é altas habilidades e super dotação expondo um texto poético.
O projeto foi organizado por Paulo Henrique Schwalm, Lucília Gouveia, Rosangela Rommel, Geni da Rocha Aralde, Célio José Steimbach, Mayara Regina Corte Pereira, Rosangela Migon Broch.
Fonte: Assessoria do NRE