Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Verificação de Pertencimento Étnico-Racial
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • PDE
  • solicitação de visitas

Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão

Rua Brasil, 1959 - Centro - CEP 87.302-230
Campo Mourão - PR | Fone: 44 3518-2750  mapa Localização

NRE Campo Mourão

31/08/2017

CONECTADOS: Escolas iniciam Semana da Internet Segura

Eleano Alves
Assessoria de Comunicação/NRE


Apesar da lei 12.737, que ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann, vigorar desde 2012, a internet ainda é um espaço que exige muita atenção na hora de usá-lo. Do outro lado das telas dos computadores e dos smartphones, podem estar criminosos, a espreita de novas vítimas. Por causa disso, as escolas do projeto Conectados 2.0, da Secretaria de Estado da Educação, estão realizando ações de orientação aos estudantes, como parte da Semana da Internet Segura.

De acordo com Marcela Feitosa, técnica pedagógica da Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais (CRTE) do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, as escolas estão realizando, aos alunos, palestras sobre o tema e promovendo discussões em sala de aula. “É uma ação que visa abranger todas as escolas que aderiram ao projeto Conectados em 2017”, disse.

Segundo ela, o uso correto das redes sociais, pelos estudantes, é uma das maiores preocupações entre os professores. “Na Semana da Internet Segura, os estudantes são sensibilizados a refletirem sobre o correto uso dessas mídias, para saberem até que ponto suas postagens são sadias ou podem agredir outras pessoa ou serem prejudiciais a si mesmos”, comentou.

O Projeto - O Conectados 2.0 é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação. Tem por objetivo, favorecer e ampliar a discussão e o uso de tecnologias educacionais nas escolas. Conforme a técnica pedagógica Kelli Theodoro, também da CRTE de Campo Mourão, o projeto atende o Plano de Metas do Governo do Estado do Paraná, elaborado para a gestão de 2015 a 2018, o Programa Minha Escola Tem Ação (META), as “Diretrizes para uma Política Nacional de Inovação e Tecnologia Educacional 2017-2021” e a uma pesquisa que consultou professores da rede estadual, intitulada Guia Edutec.

“O planejamento também considerou a experiência ocorrida com o Projeto CONECTADOS em 2015-2016, que foi piloto. Na ocasião, foi demonstrado que a participação dos professores, no projeto, é mais efetiva quando o coletivo escolar é convidado para participar das ações. A experiência adquirida com o projeto piloto também mostrou a necessidade da renovação do parque tecnológico nos estabelecimentos de ensino. Já, a avaliação do Guia Edutec indicou as fragilidades existentes nos campos relacionados à visão e às competências, considerando-se a utilização de tecnologias digitais por parte dos docentes e da gestão escolar”, explicou Kelli.

Segundo a técnica, a experiência de 2015 e 2016 evidenciou a necessidade da oferta de formação continuada, em tecnologias educacionais, adequada à realidade de cada estabelecimento de ensino.

Na jurisdição do NRE de Campo Mourão, 17 escolas participam do Conectados 2.0, distribuídas por nove município, sendo elas:

Colégio Estadual 29 de Novembro
Colégio Estadual Alto São João (Escola do Campo)
Colégio Estadual Machado de Assis
Colégio Estadual de Bourbonia (Escola do Campo)
Colégio Estadual Alberto Santos Dumond
Colégio Estadual Dom Bosco
Colégio Estadual de Campo Mourão
Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo
Colégio estadual Marechal Rondon
Colégio Estadual unidade Polo
Colégio estadual Padre Antônio Vieira
Colégio Estadual Napoleão Batista Sobrinho
Colégio estadual José Sarmento Filho
Colégio Estadual Aníbal Khury
Colégio Estadual Adaucto da Silva Rocha
Colégio Estadual São Luiz Gonzaga (Escola do Campo)
Colégio Estadual João XXIII.


Para conferir as fotos das atividades das escolas, clique aqui.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.