Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
25/08/2017
Colégio Padre Carmelo oferece aulas de alfabetização para haitianos
Considerando o grande número de haitianos que Cascavel tem recebido nos últimos anos, na tentativa de melhorar as relações sociais dessas pessoas, a professora Josete Henning iniciou um projeto de alfabetização em Língua Portuguesa do Brasil, no Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, em Cascavel.
Vários desses imigrantes começaram a participar das aulas, alguns até com muita dificuldade de comunicação e consequentemente de aprendizado. Como resultado, projeto já tem ajudado não apenas a ampliar saberes, mas também na socialização e autoestima dos mesmos.
“Queremos garantir a todos os nossos alunos o pleno acesso à Educação, mas nos deparamos com muitas dificuldades emergentes que precisavam ser sanadas. Os alunos se sentiam ‘perdidos’ e desmotivados em sala de aula, pois não compreendiam o que estava sendo ensinado ao mesmo tempo em que os professores saiam frustrados das aulas por não conseguir ensiná-los”, diz a professora.
“Então resolvi elaborar uma apostila de alfabetização e ensinar a Língua Portuguesa passo a passo até que os alunos haitianos conseguissem acompanhar os conteúdos junto com sua turma. Os resultados são bons, mas ainda é preciso um trabalho paliativo que necessita de continuidade. Assim, esperamos que a Secretaria de Educação desenvolva um projeto permanente de alfabetização para todos os alunos imigrantes que chegam e continuarão chegando às escolas. Sugerimos que a Sala de Apoio seja duplicada na área de Língua Portuguesa, sendo uma turma para alunos com defasagem escolar e outra de alfabetização para que possamos bem acolher e oportunizar aprendizado a todos que aqui chegarem”, complementa.
Vários desses imigrantes começaram a participar das aulas, alguns até com muita dificuldade de comunicação e consequentemente de aprendizado. Como resultado, projeto já tem ajudado não apenas a ampliar saberes, mas também na socialização e autoestima dos mesmos.
“Queremos garantir a todos os nossos alunos o pleno acesso à Educação, mas nos deparamos com muitas dificuldades emergentes que precisavam ser sanadas. Os alunos se sentiam ‘perdidos’ e desmotivados em sala de aula, pois não compreendiam o que estava sendo ensinado ao mesmo tempo em que os professores saiam frustrados das aulas por não conseguir ensiná-los”, diz a professora.
“Então resolvi elaborar uma apostila de alfabetização e ensinar a Língua Portuguesa passo a passo até que os alunos haitianos conseguissem acompanhar os conteúdos junto com sua turma. Os resultados são bons, mas ainda é preciso um trabalho paliativo que necessita de continuidade. Assim, esperamos que a Secretaria de Educação desenvolva um projeto permanente de alfabetização para todos os alunos imigrantes que chegam e continuarão chegando às escolas. Sugerimos que a Sala de Apoio seja duplicada na área de Língua Portuguesa, sendo uma turma para alunos com defasagem escolar e outra de alfabetização para que possamos bem acolher e oportunizar aprendizado a todos que aqui chegarem”, complementa.
Fonte: Assessoria de Comunicação - NRE Cascavel