Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

17/08/2017

Tapete vermelho para estudantes e profissionais do Colégio Pe. Carmelo

Nada melhor que festejar o Dia do Estudante cientes do compromisso com o aprendizado, comemorando a evolução do saber construído passo a passo, em cada atividade escolar. Assim foi a passagem dessa data especial em 2017 para toda equipe de profissionais e alunos do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, em Cascavel, que integram essa importante caminhada.

Se o tapete vermelho serve para receber pessoas que gozam de algum tipo de prestígio, um corpo docente comprometido e discentes que buscam ampliar seu repertório cultural a partir de percursos educativos válidos para terem a escola como indispensável no preparo para a conquista do sucesso em suas vidas merecem reconhecimento!

E são muitos os projetos desenvolvidos nesse colégio, em todas as disciplinas. O conhecimento é priorizado em metodologias diversificadas, que incluem práticas construídas com intensa participação e criatividade.

Somente para citar algumas, no decorrer do mês de abril, enquanto estudantes dos 6° anos aprendiam a replicar fósseis nas aulas de História, em Língua Inglesa jogos teatrais estimulavam a prática da oralidade. Essas aulas diferentes evidenciam formas encontradas para estimular o saber e trazer sabor de vida às dinâmicas de sala de aula.

A professora de História, Valesca Fôlha de Souza, para desenvolver o conteúdo pré-história brasileira e do Paraná, fazendo com que os alunos compreendessem o processo de transformação dos vestígios deixados pelos homens pré-históricos em fósseis, propôs a atividade da construção de um fóssil, que logo foi colocada em prática. Assim, na quarta-feira, 12 de abril, os estudantes dos 6° anos D e E colocaram a mão na massa e construíram a réplica de um fóssil. A professora levou-os ao laboratório de ciências, onde equipados com os materiais necessários (pote plástico, folhas ou ossos de frango), e utilizando uma massa preparada com gesso e água, moldaram objetos para construção do fóssil. Foi uma experiência válida e emocionante que envolveu toda a turma.

No momento, "Encuentros casuales" era o tema desenvolvido nas aulas de Espanhol, do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), pela professora Luciana Mendes. Segundo ela, os jogos teatrais incentivaram o uso da oralidade na Língua Espanhola. “Foi uma aula muito enriquecedora. Pois, além de desenvolverem a conversação, a atividade de teatro estimulou a criatividade e despertou o interesse dos jovens em participar mais das aulas”, disse.

No mês de maio, o professor Edson Gavazoni, da disciplina de História, lançou o 3º desafio do projeto “História e Memória: uma viagem à Pré-história” também a alunos dos 6º anos. Nesta etapa, pesquisaram sobre receitas culturais de inspiração afro, indígena ou regional, a confecção de objetos de argila com base nos modelos da pré-história e também sobre a arte rupestre. De acordo com o professor, a pesquisa serviu de base para o conhecimento das técnicas utilizadas na época, bem como forneceu dados e informações para o entendimento do desenvolvimento cultural desse período. Como resultado, os alunos confeccionaram objetos de argila (vasos), preparara receitas (pé-de-moleque, bolo de milho e tapioca) e reproduziram de uma arte rupestre. Em contrapartida, foram desenvolvidas outras competências, como reflexão, pensamento crítico, artístico e desenvolvimento pessoal durante as exposições dos trabalhos.

No mesmo período, o grupo de extensão do curso de Direito, da União Educacional de Cascavel (UNIVEL), ministrou a palestra  "A Corrupção  e  Você"  aos  cursos  técnicos  de  Administração  e  Informática  Integrado. A iniciativa foi da professora Lidiane Silvestre, da disciplina de Filosofia.

No dia 18 de julho, mesmo em período de férias e frio intenso, os 3º anos do Ensino Médio, acompanhados da professora Maria Margarida, que leciona a disciplina de Biologia no colégio e atua como professora do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) no Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), visitaram a Casa de Apoio. Durante a visitação, os alunos conversaram com acompanhantes dos pacientes hospedados na casa, com as pessoas que prestam serviços voluntários e tiveram contato com algumas crianças em fase de tratamento, que se encontravam neste local. Tocaram violão e cantaram boas músicas para animar um pouco aquele ambiente e providenciaram um delicioso lanche, partilhado entre todos. Além do aprendizado que essa experiência oportunizou, como colocar-se no lugar do outro, depararam-se com a necessidade de mais ações voluntárias à Casa de Apoio, que podem ser agendadas pelo telefone (45) 2101-7001.

Durante o período do recesso escolar do mês de julho também foi feita a revitalização da quadra de esportes do colégio. As melhorias de limpeza e pintura fizeram parte de uma ação colaborativa da APMF, direção, funcionários, professores, alunos e integrantes do Projeto de Voleibol Olímpico. Todo o material necessário para este trabalho foi adquirido por meio de Recursos Federais do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). A diretora, Sandra Macanhão Biavatti, agradeceu a todos os participantes e prestou-lhes uma homenagem, a entrega de certificados pelo mérito ação. Então solicitou a ajuda de toda comunidade escolar para manter o espaço limpo e conservado, a fim de melhorar as condições de aprendizado nas modalidades esportivas desenvolvidas.

No dia 11 de agosto, Dia do Estudante, além de várias atividades realizadas (torneio de tênis de mesa, voleibol, skate, correio do amor, música, dança, oficina de fotografia, sessão de cinema no shopping com acompanhamento da Cettrans, gincana organizada pelo professor Romildo, de Educação Física, com premiação do 1º ao 5º lugar e lanche especial), o estabelecimento de ensino serviu de palco para uma apresentação teatral sobre Dengue com integrantes do projeto educativo e artístico Ecoviver, do Grupo EcoRodovias, fundamentado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Como  valorização  e  incentivo  à  dedicação  aos  estudos,  alunos  que  se  destacaram  no  1º  trimestre  do  ano  letivo  foram  homenageados  pela  direção  e  equipe  pedagógica.  Às 19h30min,  foram  recepcionados  no  auditório  do  colégio  com  um   lindo  cerimonial  e  entrega  de  certificados.  Aos  familiares  que  se  fizeram  presentes  foi  enaltecida  sua  importância  no  acompanhamento  das  atividades  escolares  para  maior  desenvolvimento  cognitivo  e  humanizador  nas  relações  sociais.  Uma  citação  de  Michael  J.  Fox  foi  utilizada  para  reforçar  a  relevância  dos  pais e/ou responsáveis  na  vida  dos  estudantes:  "Família  não  é  uma  coisa  importante.  É  tudo".


Fonte: Assessoria de Comunicação / NRE Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.