Núcleo Regional de Educação de Apucarana
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NRE Apucarana
15/08/2017
Projeto: Identidade Afro-Brasileira
Salve a beleza Afro-Brasileira!
O Projeto "Identidade Afro-Brasileira", idealizado pelo professor Edmilson Rodrigues da Silva e Equipe Multidisciplinar do C.E. Pref. Carlos Massaretto, do município de Apucarana, nasceu de um questionamento inicial muito simples: Onde está escrito de forma conclusiva qual é o padrão aceitável de beleza?
A partir dessa pergunta, juntamente com os alunos, foi possível levantar outras reflexões sobre: O que é belo? Pele clara ou pele escura? Cabelo liso ou crespo? Olhos castanhos ou azuis? Lábios grossos ou finos? Enfim, com a riqueza trazida pelos posicionamentos dos alunos, outras considerações foram levantadas no trabalho.
"É sabido e notório que a cultura brasileira, material e imaterial, não seria a mesma sem as relevantíssimas contribuições dos povos africanos trazidos, contra sua vontade, para o nosso país", afirmou Silva.
Nosso idioma, tecnologia, danças, rituais, fé, música e ritmos têm influência de diversos povos, mas o que não vemos é a alusão prática às contribuições africanas.
Nesse contexto, percebeu-se a importância da representação do negro nos espaços coletivos como insuficiente par atribuir-lhe a efetiva importância que tem na construção do pertencimento étnico-racial, tão necessária à grande maioria das crianças atendidas no C.E. Pref. Carlos Massaretto.
O projeto vem carregado destes significados que remetem à ancestralidade afro-brasileira e também a desconstrução dos padrões de beleza tão esmagadoramente racista em nosso Brasil, tão brasileiro.
O Núcleo Regional da Educação de Apucarana parabeniza a comunidade do C.E. Pref Carlos Massaretto pelo lindo trabalho realizado!
A partir dessa pergunta, juntamente com os alunos, foi possível levantar outras reflexões sobre: O que é belo? Pele clara ou pele escura? Cabelo liso ou crespo? Olhos castanhos ou azuis? Lábios grossos ou finos? Enfim, com a riqueza trazida pelos posicionamentos dos alunos, outras considerações foram levantadas no trabalho.
"É sabido e notório que a cultura brasileira, material e imaterial, não seria a mesma sem as relevantíssimas contribuições dos povos africanos trazidos, contra sua vontade, para o nosso país", afirmou Silva.
Nosso idioma, tecnologia, danças, rituais, fé, música e ritmos têm influência de diversos povos, mas o que não vemos é a alusão prática às contribuições africanas.
Nesse contexto, percebeu-se a importância da representação do negro nos espaços coletivos como insuficiente par atribuir-lhe a efetiva importância que tem na construção do pertencimento étnico-racial, tão necessária à grande maioria das crianças atendidas no C.E. Pref. Carlos Massaretto.
O projeto vem carregado destes significados que remetem à ancestralidade afro-brasileira e também a desconstrução dos padrões de beleza tão esmagadoramente racista em nosso Brasil, tão brasileiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana