Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

28/07/2017

Semana Tecnológica do Colégio Victório alerta sobre uso de agrotóxicos na alimentação

De 10 a 14 de julho, o Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino realizou sua tradicional Semana Tecnológica com a VIII Jornada Acadêmica do Curso Técnico em Química e VI Jornada do Curso Técnico em Farmácia tendo como temática “O veneno está na mesa”, abordando o uso dos agrotóxicos nas nossas culturas e os impactos que estes trazem ao ambiente e a saúde da população, tanto trabalhadores quanto consumidores.

O evento iniciou no período noturno da segunda-feira (10), com o vídeo de Silvio Tendler “O veneno está na mesa”, seguido de reflexões acerca das principais implicações do uso de agrotóxicos. Na sequência, os participantes tiveram uma palestra com a Profª Mª Graciela Fernandez Calazans, intitulada “Alimentos mais contaminados com agrotóxicos no Brasil”.

No segundo dia da semana (11), no período matutino, os alunos tiveram a palestra “Transgenia – definição e aspectos gerais”, com a Profª Mª Ana Claudia Cabral dos Santos Reis, do Centro Universitário FAG, e “Agrotóxicos mais presentes nos alimentos e os danos ao organismo”, com a Profª Fernanda Coleraus Silva, do Centro de Assistência em Toxicologia (CEATOX). Um segundo documentário de Silvio Tendler, de 2014, sobre novas possibilidades para substituir o uso de agrotóxicos nas lavouras, como a Agroecologia e a Agrofloresta, foi exibido no período noturno. Em seguida, o mestrando Júlio Cezar dos Santos, do Centro de Assistência em Toxicologia (CEATOX), abordou a temática “Agrotóxicos: Problemas a longo prazo” e a Profª Mª Fabiana Sari Ferreira falou sobre “Alternativas ao uso de Agrotóxicos”.

Na manhã da quarta-feira (12), o grupo contou com a presença da Profª Drª Gilcelia Cordeiro, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que trouxe importantes informações sobre o monitoramento da contaminação ambiental dos agrotóxicos nas bacias hidrográficas do BP3, que vem sendo realizado em parceria com a Itaipu Binacional. A Profª Mª Ana Claudia Cabral dos Santos Reis, do Centro Universitário FAG, complementou as informações até então discutidas com a abordagem “Agrotóxicos - aspectos conceituais e de saúde pública”. No período noturno, os alunos tiveram as palestras “Análise de Alimentos e o controle de qualidade”, com a especialista Letícia Nazzari, do Laboratório A3Q, e “Alimentos Saudáveis”, com a Dra. Luciana de Oliveira Fariña.

As palestras do dia 13 foram sobre “Impactos e processo de contaminação aquática por uso de agrotóxicos”, com a mestranda Juliana Luconi e a “Lei municipal Nº 6484/2015 de regulamentação de uso e aplicação de agrotóxicos”, com o Prof. Dr. Paulo Porto. As atividades experimentais e de pesquisa desenvolvidas pelos alunos para a “Mostra científica”, nas disciplinas específicas de cada curso - sob os eixos do trabalho, ciência, tecnologia e cultura - foram expostas à comunidade no período noturno, finalizando o dia.

A semana foi concluída com a apresentação de pesquisas sobre “Plantas bioindicadoras e biointegradoras de poluentes”, dos alunos do 3º ano do Curso Técnico em Química, orientados pela professora Evi Weber, “Plantas que identificam e reduzem poluentes e contaminantes na água”, sob orientação da professora Elice Luconi e “Práticas possíveis para evitar/reduzir o uso de agrotóxicos”, com orientação da professora Rosane Malaquias. “Percentual e eliminação de resíduos de agrotóxicos nos alimentos”, “Principais agrotóxicos nas culturas de Cascavel - PR (benefícios e malefícios)” e “Segurança alimentar” foram temas apresentados pelos alunos do 4º ano do Curso Técnico em Química, sob a orientação da professora Ana Rita Machado.

Trabalhos com as temáticas “classificação e feitos dos agrotóxicos”, “segurança e saúde na agricultura”, “presença dos agrotóxicos nos alimentos”, “controle natural de pragas”, “intoxicação por agrotóxicos”, “atenção farmacêutica ao paciente intoxicado”, “controle do descarte de embalagens de agrotóxicos” e “horta orgânica cultivada em garrafas PET” foram orientados pelos professores Rodrigo Francisco Leite, Michelle Scanagatta e Leandro Jose Warken, do Curso Técnico em Farmácia.

E assim encerrou-se esse importante evento de ambos os cursos, na sexta-feira (14), com uma mesa redonda em que se discutiu a temática dos “alimentos contendo agrotóxicos e como é possível assegurar uma alimentação saudável”, exposta ao longo de toda a semana.


Fonte: Assessoria de Comunicação / NRE Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.