Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Verificação de Pertencimento Étnico-Racial
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • PDE
  • solicitação de visitas

Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão

Rua Brasil, 1959 - Centro - CEP 87.302-230
Campo Mourão - PR | Fone: 44 3518-2750  mapa Localização

NRE Campo Mourão

27/07/2017

PDE em Ação - Ensaio sobre a Cegueira

Sabemos que ler é preciso sempre, ainda mais no Ensino Médio, fase dos estudos que exige muito dos estudantes. É momento de preparar-se adequadamente aos entraves dos concursos que antecedem à graduação, por isso mesmo, a leitura pode conduzir o aluno para além do seu horizonte de expectativas.

Tendo essa percepção, o trabalho de PDE, elaborado pela professora Maria Silvia Gonçalves Peternelli, propõe o desafio de levar aos educandos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Machado de Assis, de Barbosa Ferraz, a leitura, na íntegra, do romance Ensaio Sobre a Cegueira, do autor português José Saramago. A partir da leitura, dirigida estrategicamente, procura-se desmitificar o pesado fardo de se ler uma obra literária, tal qual a citada acima, e analisá-la, buscando extrair dela vários sentidos que lhes façam refletir sobre sua prática no mundo.

Saramago, geralmente, trabalha com a leitura que desconforta, questiona ideias que o senso comum tem como verdade. Na obra em questão, todos os moradores de uma cidade fictícia, com exceção de uma mulher, são tomados de uma cegueira física. A epidemia de cegueira gera violência, oportunismo e miséria. É nesse contexto de medo, pavor e caos que a história se desenvolve. Para a professora, “a literatura tem esse papel fundamental de mostrar essas feridas. E quando olhamos para essa condição dolorosa do ser humano é que nossa visão, possivelmente, se abre.”

As fotos abaixo retratam uma das atividades desenvolvida pela professora junto aos alunos. “Para os alunos experimentarem a cegueira, vendei seus olhos, coloquei-os no pátio do colégio e reproduzimos uma das cenas do livro: a procura de comida. Dessa forma, fui analisando o comportamento de cada um diante da dificuldade em busca de traçar o perfil do alunos, para, mais tarde, mostrar a cada um como foram suas atitudes diante de um momento difícil, de houve colaboração, se foram egoístas, se trabalharam em grupo ou não”, relata Silvia.

Para o desenvolvimento desta proposta, a professora trabalhou com o Método Recepcional, das autoras Bordini e Aguiar, que valoriza a experiência do leitor, estimulada pelo próprio texto, dando-lhe condições de atribuir novos sentidos ao lido, misturando-se as perspectivas trazidas pela obra e pelo leitor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.