Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais PSS 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Notícias NRE Goioerê
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • Verificação de pertencimento etnicorracial
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Suporte técnico do NRE de Goioerê às aulas remotas do Paraná
  • Educação fiscal
  • abertura de chamado crte

Núcleo Regional de Educação de Goioerê

Avenida Dezenove de Agosto, 642 - Centro - CEP 87.360-000
Goioerê - PR | Fone: 44 3521-8650  mapa Localização

NRE Goioerê

04/07/2017

Combate e prevenção ao uso e tráfico de drogas – Semana Previda de 26 à 30 de junho

A semana de 26 à 30 de Junho foi marcada em todo Paraná por ações no combate e prevenção ao uso de drogas que envolveram a Secretária Estadual de Educação, Núcleos Regionais e Escolas da Rede.

O Núcleo Regional de Educação de Goioerê também teve sua participação promovendo um evento voltado aos trabalhos da Semana PREVIDA, que atua no Estado em conformidade com a Lei Estadual nº 14.072/2003 e conta com o apoio do Ministério Público e Secretária de Educação do Estado. Nesta Semana está inserido o dia 26 de junho - Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

O evento foi realizado no dia 27 de junho, nas dependências da Unimed de Goioerê, em formato de “Mesa Redonda”, que teve como objetivo realizar discussões para promover ações de combate e prevenção ao uso e tráfico Ilícito de drogas na comunidade de Goioerê. O CEEBJA Maria Antonieta Scarpari foi a escola mobilizada para participar da ação deste ano e trouxe para as discussões vários membros da sua comunidade escolar, que participaram intensamente das discussões.

A Mesa foi composta por membros de diferentes segmentos, os quais tiveram a oportunidade de expor ao público presente seus trabalhos em relação ao combate e uso indevido de drogas.
Compuseram a Mesa:

Dr. Marcos Antônio Lopez Stamm – Promotor – representante do Ministério Público do Estado.

Valcleir Ferreira – 3º Sargento da 2ª Companhia da Polícia Militar de Goioerê – representante da Polícia Militar do Estado.

Drª. Neide Calixto – representante do CAPS – Centro de apoio psicossocial de Goioerê.

Juliete Guerra – representante do NASF – Núcleo de apoio a saúde da família de Goioerê.

Adenildo Brito de Almeida – Técnico Pedagógico da Segurança Escolar – representante do Núcleo Regional de Educação do Estado.

A convite do promotor Dr. Marcos Antônio Stamm, tivemos a presença do Dr. Lucas Franco de Paula, recém chegado à Goioerê, que fez questão de contribuir com as discussões.

Esse grande momento de discussões foi organizado pelas seguintes coordenações do NRE de Goioerê: Coordenação da Segurança escolar, Coordenação da Diversidade - DEDI e Ouvidoria. O evento também contou com representantes do COMAD, do CREER, do Conselho Tutelar, da Câmara de Vereadores, das Secretarias Municipais, com presidentes de bairro e diretores de escolas.

Durante o debate foi redigido um Abaixo-assinado que será encaminhado para a Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando a liberação de Policiais Militares a fim de comporem o efetivo do BPEC/ Batalhão de Patrulha escolar comunitária.

Após as discussões, foram firmadas junto à comunidade escolar e demais convidados, algumas ações já em andamento e outras previstas. Dentre algumas ações, foi apresentada pelo NASF uma proposta para a realização do 1º Seminário Municipal de Fortalecimento de Rede de serviços do município de Goioerê com o objetivo de prevenir o uso de drogas. A representante do NASF enfatizou a necessidade de fazer levantamentos nas famílias que têm usuários de drogas para agir diretamente nelas e alertou sobre a importância de envolver os espaços como escolas, associações e diferentes entidades para o planejamento de ações concretas. Outra proposição partiu da representante do CAPS, que comentou sobre a realização de uma reunião para discutir a formação do Comitê Intersetorial de Saúde Mental, que ocorrerá em breve em Goioerê. Este comitê será formado por vários segmentos da comunidade, visando o fortalecimento do trabalho preventivo ao uso de drogas e do tratamento do usuário. Por fim, o Conselho Municipal antidrogas – COMAD – comunicou que está articulando ações para implantação do projeto “Guarda Mirim” em nosso município.

A educação, representada pelo NRE de Goioerê, tem desenvolvido inúmeros projetos educacionais de prevenção ao uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas nas escolas. Realizando parcerias em ações promovidas por outras entidades que envolvem a drogadição nos municípios jurisdicionados.

O Ministério Público evidenciou a importância do trabalho em rede e que estará sempre colaborando com ações de combate a drogadição na comarca, bem como no que diz respeito ao cumprimento das leis e o atendimento à comunidade.

O representante da Polícia Militar reforçou a necessidade de uso dos canais de denúncia para a prevenção e combate às drogas ilícitas em nosso município e relembrou sobre a responsabilidade e poder familiar quanto aos cuidados e educação dos filhos.

Todas as entidades envolvidas enfatizaram que a família, independente da sua constituição, é imprescindível para a formação do cidadão de bem.

Sugestão de leitura:


Malfeita, prevenção a droga pode incentivar o consumo, diz especialista


Fonte: NRE de Goioerê

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.