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Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul

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NRE Laranjeiras do Sul

30/06/2017

Grêmio Estudantil do Colégio do Campo Lageado Bonito de Quedas do Iguaçu desenvolve o Projeto “Nunca é tarde para aprender”

1. PÚBLICO ALVO: Moradores da Linha Lageado Bonito.

2. DURAÇÃO: Segundo Semestre de 2017

3. INTRODUÇÃO: O momento crucial de toda a sequência da vida escolar é o momento da ALFABETIZAÇÃO, que requer de todos nós um olhar especial na busca de estratégias de ensino que promovam os alunos, garantindo o seu desenvolvimento e participação na construção do conhecimento.
A alfabetização é um processo de representação, ou seja, e o domínio da codificação e decodificação do alfabeto, para aprender a ler e escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual; precisa aprender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa, graficamente a linguagem, na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre longo caminho, passando por estágios evolutivos de elaboração, descritos por Emília Ferreiro e Ana Tebenosky, mas devido a fatores externos muitas crianças não passaram por esse processo, e deixaram de aprender a ler e a escrever, e hoje são pais que estão na “escuridão” da escrita e leitura.
O mundo atual se acha cada vez centrado na escrita. o apelo informativo a nossa volta é grande. Múltiplos códigos se articulam com as diversas linguagens e seus sistemas, exigindo reflexões e práticas relacionadas à comunicação, que possibilitem uma participação social maior do indivíduo e um melhor atendimento as demandas sociais. Para isso, hoje, não basta apenas saber ler e escrever. É preciso ser letrado. O letramento exprime um nível maior de compreensão das palavras, símbolos e códigos necessários para interpretar e usar os instrumentos da linguagem e da comunicação. É preciso saber usar a leitura e a escrita nas práticas sociais que as demandam, sofrendo modificações cognitivas, linguísticas, culturais, políticas econômicas e sociais. Quem aprende a ler e a escrever e passa a usar a leitura e a escrita, envolvendo-se com esta prática torna-se uma pessoa diferente; muda o seu modo de viver sua relação com os outros e com a sua cultura. Uma pessoa letrada muda sua maneira de pensar, de falar, de participar da vida e da comunidade.
 
04-JUSTIFICATIVA: O processo de alfabetização ocorre de forma diferente em cada indivíduo e, cada um, alcança determinados níveis também em momentos diferentes, dentro do seu próprio ritmo e motivação. O alfabetizar/letrando, leva em conta os usos sociais e as funções da escrita na sociedade, as interações e as interlocuções do indivíduo com o outro e com o objeto do conhecimento e enfatiza as relações sociais, nos quais o conhecimento é produzido, vivenciado e apropriado pelo aluno. Considerando as dificuldades dos alunos desse Estabelecimento de Ensino, referentes à leitura, escrita e interpretação de textos, propomos esse Projeto de Alfabetização e Letramento, proporcionando a estes, uma metodologia diferenciada, que redimensione o fazer pedagógico, assegurando a aprendizagem dos sistemas linguísticos, melhorando assim, o desempenho escolar dos alunos.
 
05-OBJETIVOS
 
5.1-OBJETIVOS GERAIS
Promover o desenvolvimento das competências e potencialidades do aluno, visando sua formação integral (sujeito-aluno).
Possibilitar a aprendizagem da leitura e da escrita pelo pais dos alunos não alfabetizados , tornando-os usuário do código linguístico.
 
5.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Resgatar a auto-estima através de um relacionamento interativo com os pais dos alunos, elevando-lhe o auto-conceito e a compreensão de que ele é portador de habilidades necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem.
Propiciar a construção e apropriação do conhecimento pelos pais dos alunos.
Promover atividades de intervenção que levem os pais a avançar no nível cognitivo e no letramento.
Sensibilizar os pais para a importância da sua participação e acompanhamento dos filhos para vencer as dificuldades de alfabetização e letramento desses.
6.0 - DESENVOLVIMENTO:
 
Etapa 1
1-Diagnóstico de alfabetização para adoção de medidas eficientes
 
Ações
1.1-Aplicação de teste diagnóstico de alfabetização para os pais de alunos.
1.2-Correção e tabulação dos testes.
1.3-Preenchimento de fichas de análise e acompanhamento de leitura e escrita.
Responsáveis
Grêmio Estudantil, e auxilio Supervisão Pedagógico e Professores
 
Etapa 2
Adoção de medidas de intervenção para alunos diagnosticados
 
Ações
2.1-Criação de ambiente alfabetizador com diferentes portadores de texto.
 
Responsáveis
Grêmio Estudantil, Supervisão Pedagógico e Professores
 
Etapa 3
3-Planejamento, acompanhamento e desenvolvimento do trabalho.
 
Ações
3.1-Planejamento Mensal
3.2-Acompanhamento quinzenal dos resultados para revisão de estratégias.
3.3-Disponibilização de materiais necessários ao professor alfabetizador, para desenvolvimento do seu trabalho.
Responsáveis
Grêmio Estudantil, e auxilio da Supervisão Pedagógico e Professores
 
Etapa 4
4-Garantia da frequência dos alunos evoluídos
 
Ações
4.1-Reuniões com pais para sensibilização e comprometimento dos mesmos.
4.2-Visitas às famílias dos alunos faltosos.
 
Responsáveis
Grêmio Estudantil, e auxilio Supervisão Pedagógico e Professores
 
Etapa 5
5-Utilização de metodologia e atividades diferenciadas
 
Ações
5.1-Desenvolvimento de metodologias diversificadas.
5.2-Desenvolvimento de atividades relacionadas a cada nível conceitual.
5.3-Utilização de jogos variados, músicas, cantigas folclóricas etc.
5.4-Desenvolvimento de atividades teatrais, uso de fantoches.
5.5-Realização de varal poético, concurso de leitura.
 
Responsáveis
Grêmio Estudantil e auxilio da Supervisão Pedagógico e Professores.
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