Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul
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30/05/2017
Literatura Paranaense é estudada no Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata-EFM, através da obra “A Concha das Mil Coisas Maravilhosas do Velho Caramujo” de Josely Vianna Baptista.
A professora Sonia Pickler Dambroski Nairne desenvolveu, no início do primeiro trimestre de 2016, um projeto de ensino na disciplina de Língua Portuguesa, com base na linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Leitura, vinculada ao Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/2016 - 2017 ofertado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, intitulado A Literatura Contemporânea na Formação do Leitor do Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido no 8º Ano “A” do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata - EFM.A professora salienta que “tanto a metodologia, quanto a linguagem são direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental, o que contribui para que a leitura seja apreciada em sua relação com os demais conhecimentos. A tarefa de desenvolver leitores coloca a escola e educadores diante do desafio de sensibilizar o aluno com relação à importância da leitura.
Diante desta realidade, selecionou-se a obra A Concha Das Mil Coisas Maravilhosas do Velho Caramujo (2000), da escritora e poetisa paranaense, Josely Vianna Baptista”.
Segundo a professora, “o principal objetivo do projeto é proporcionar práticas que venham auxiliar no processo de ensino aprendizagem do aluno, no desenvolvimento de habilidades e competências em leitura, oralidade, escrita e construção de sentido acerca da linguagem. A escolha deste livro justifica-se, pelo fato de ultrapassar o caráter lúdico, apresentando ao aluno o lúdico aliado a conteúdos advindos de outras áreas e disciplinas, de outras narrativas, o que estimula a leitura criativa e a pesquisa”.
Salienta, ainda, que o livro é composto por referências históricas e mitológicas o que traz o passado à contemporaneidade e que o livro apresenta uma linguagem heterogênea. As imagens que foram projetadas por Guilherme Zamoner e produzidas em computador usando o programa Photoshop, apresentam uma narrativa muito rica, pois não só ilustram, no sentido usual da palavra, mas, sim, nos possibilitam novos sentidos, criam um texto complementar além do texto escrito, nos ajudam a ampliar os detalhes e o conteúdo das histórias. Também a presença da intertextualidade e do caráter polifônico nos levam até as vanguardas, por meio do uso da colagem, método que ganhou destaque no início do século XX, com o modernismo.