Núcleo Regional de Educação de Ibaiti
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NRE Ibaiti
27/04/2017
Parceria Emater/NRE Ibaiti em favor da Educação do Campo
O Instituto Emater do município de Tomazina iniciou um trabalho através do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, envolvendo os bairros do Matão, Matãozinho e Anta.
Levando em consideração que a Escola Estadual do Campo Humberto Fernandes de França localiza-se num desses bairros e pela necessidade das Escolas trabalharem as Leis relacionadas à Educação Ambiental, o Núcleo Regional de Educação de Ibaiti firmou uma parceria, por meio do extensionista da Emater Alfredo Braz da Costa Alemão, propondo a realização de um trabalho contando com o protagonismo dos alunos nesse processo. A proposta atende o objetivo da escola que é valorizar a identidade do sujeito do campo, sua origem, sua cultura, conhecimentos, especificidades, as riquezas de sua terra, bem como identificar potencialidades e fragilidades do bairro.
No dia 25 de abril, reuniram-se nas dependências do Estabelecimento de Ensino, o senhor Alfredo, as técnicas do NRE responsáveis pela Educação do Campo, professoras Gisele Carvalho de Siqueira e Vilma Aparecida Ramos, juntamente com Pedagogo, Funcionário e professores para traçarem algumas estratégias de ação. Para a primeira etapa sugeriu trabalhar com os alunos a técnica diagnóstica participativa, por meio de um olhar observador sobre sua realidade, através de levantamento de dados, mapeamento, discussão, reflexão, inserindo os educandos num processo de conhecimento de seu contexto.
Na continuidade desse trabalho esse diagnóstico se estenderá a todos os moradores do bairro, acreditando que uma população mobilizada e organizada pode identificar os problemas e propor possíveis soluções.
Levando em consideração que a Escola Estadual do Campo Humberto Fernandes de França localiza-se num desses bairros e pela necessidade das Escolas trabalharem as Leis relacionadas à Educação Ambiental, o Núcleo Regional de Educação de Ibaiti firmou uma parceria, por meio do extensionista da Emater Alfredo Braz da Costa Alemão, propondo a realização de um trabalho contando com o protagonismo dos alunos nesse processo. A proposta atende o objetivo da escola que é valorizar a identidade do sujeito do campo, sua origem, sua cultura, conhecimentos, especificidades, as riquezas de sua terra, bem como identificar potencialidades e fragilidades do bairro.
No dia 25 de abril, reuniram-se nas dependências do Estabelecimento de Ensino, o senhor Alfredo, as técnicas do NRE responsáveis pela Educação do Campo, professoras Gisele Carvalho de Siqueira e Vilma Aparecida Ramos, juntamente com Pedagogo, Funcionário e professores para traçarem algumas estratégias de ação. Para a primeira etapa sugeriu trabalhar com os alunos a técnica diagnóstica participativa, por meio de um olhar observador sobre sua realidade, através de levantamento de dados, mapeamento, discussão, reflexão, inserindo os educandos num processo de conhecimento de seu contexto.
Na continuidade desse trabalho esse diagnóstico se estenderá a todos os moradores do bairro, acreditando que uma população mobilizada e organizada pode identificar os problemas e propor possíveis soluções.