Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • Verificação de Pertencimento Étnico-Racial
  • atribuição de aulas e funções
  • divulgue sua escola
  • PDE
  • solicitação de visitas

Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão

Rua Brasil, 1959 - Centro - CEP 87.302-230
Campo Mourão - PR | Fone: 44 3518-2750  mapa Localização

NRE Campo Mourão

07/04/2017

Escolas aderem ao projeto de ampliação do uso de tecnologias educacionais

Assessoria de Comunicação
NRE Campo Mourão

Ampliar o parque tecnológico na escola e o uso educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula é a proposta da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que foi apresentada, sexta-feira (07), pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, aos diretores, pedagogos e professores das escolas estaduais da região.

A inserção dos equipamentos tecnológicos e a formação dos profissionais para o uso dessas tecnologias será feita pelo programa Conectados 2.0, coordenado pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da SEED. Em todo o estado, o programa vai atender mil escolas estaduais, sendo 500 ainda neste ano e a outra metade em 2018. No NRE de Campo Mourão, 16 escolas aderiram ao Conectados 2.0 (confira, aqui, a relação das escolas participantes do projeto).

Em 2016, os colégio estaduais Antônio Teodoro de Oliveira e Dom Bosco, do município de Campo Mourão, foram pilotos do programa no NRE. No território paranaense, mais de mil professores de 70 escolas participaram receberam formação. Além dos cursos e palestras com pesquisadores e especialistas, as escolas também receberam kit de equipamentos e acompanhamento pedagógico das equipes de tecnologia educacional da Secretaria de Educação.

“Vivemos na era digital e a escola não pode ficar aquém desse contexto. Com esse programa da SEED, evidencia-se a importância das tecnologias no processo de ensino e Aprendizagem”, disse a chefe do NRE, Rosimeire Aparecida De Caires.

O programa vai envolver escolas que ofertam educação em tempo integral no turno único, escolas rurais, unidades que trabalham com salas de recursos multifuncionais, escolas que já incorporaram as tecnologias em seu dia a dia e outras que possuem poucos recursos tecnológicos disponíveis.

De acordo com a equipe da CRTE do Núcleo, a formação dos profissionais começam em maio e terminam em novembro, e terá carga horária que poderá ser utilizada para avanço no plano de carreira dos profissionais.

Para colocar em prática as novas tecnologias educacionais as escolas poderão escolher entre dez opções qual o conjunto de equipamentos que se encaixa melhor em suas necessidades tecnológicas. O valor do investimento, em todo o estado, é de aproximadamente R$ 14 milhões.

Os kits contêm câmera fotográfica, gravador de áudio, notebooks, laptop, impressora 3D, roteadores, equipamentos para rede sem fio e projetores multimídias. A escola deve fazer um diagnóstico da sua situação tecnológica e um plano de uso. Assim, ela poderá definir quais os kits que se encaixam melhor em sua política de tecnologia educacional.

A ampliação do parque tecnológico nas escolas e a oferta da formação continuada fazem parte do plano de metas do Governo Estadual, do programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria da Educação.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.