Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão
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NRE Francisco Beltrão
03/04/2017
Reunião Pedagógica no Atendimento Educacional Especializado em SRM – Deficiência Visual
O Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão em continuidade aos estudos sobre as Instruções que foram revogadas em 2016, juntamente com a Equipe Técnica Pedagógica da pasta de Educação Especial em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico – CAP, realizou dia 29 de março uma roda de conversa sobre as atribuições aos docentes nas Salas de Recursos Multifuncionais – Deficiência Visual, e também sobre algumas angústias, as quais podemos chamar de fragilidades ou necessidades, como: alunos perdendo a visão, a invisibilidade dos alunos com baixa visão e alunos que ainda resistem a aprendizagem da leitura e escrita em Braille.Em meio a conversa foi destacado o privilégio de Francisco Beltrão ter o Centro de Apoio Pedagógico – CAP, que contribui com a formação de docentes e o Programa Olho no Olho, que ajuda no diagnóstico da deficiência visual. Tanto um como outro dá suporte aos professores que estão constantemente em busca dos direitos das pessoas com baixa visão ou cegas.
A professora Jeanice, do Município de Planalto, destacou que a gestão e a equipe pedagógica faz grande diferença, pois estão preocupados com os alunos investindo no acesso e permanência do aluno na escola e na Sala de Recursos Multifuncionais.
Na ocasião, foi também estudada a Instrução N° 06/2016 SEED/SUED, que estabelece critérios para o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais no Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio - Deficiência Visual.
A equipe Técnica Pedagógica do NRE e o CAP deram ênfase ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais, que deverá partir dos interesses, necessidades e dificuldades de aprendizagem específicas de cada estudante, oferecendo subsídios pedagógicos, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos na classe comum e, utilizando-se ainda de metodologias e estratégias diferenciadas, objetivando o desenvolvimento da autonomia, independência e valorização do estudante como segue a Instrução, (PARANÁ. p. 5. 2016).
No final da atividade a avaliação foi positiva, tendo a solicitação dos professores para que se tenha outros encontros pedagógicos para fortalecer o trabalho colaborativo entre os municípios.
Fonte: Lucília Gouveia - Técnica Pedagógica NRE