Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão
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NRE Campo Mourão
08/02/2017
Semana Pedagógica destaca tema priorizado pelo NRE há 3 anos
por Eleano Alves - NRE Campo Mourão
Leitura, Escrita e Problematização. Esse é o tema que o Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão discute com os professores das diferentes disciplinas desde 2014 como eixos fundamentais para garantir a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino da Rede Estadual da região. Este ano, a Semana Pedagógica, organizada pela Secretaria de Estado da Educação, propõe o tema para a reflexão de todos os professores da Rede de Ensino do Estado do Paraná.
“A sociedade atual exige dos jovens que concluem a educação básica uma maior capacidade de leitura, interpretação e problematização da realidade, bem como a habilidade de resolver problemas cotidianos. Nesse sentido, convém destacar a importância de se manter uma vigilância em torno do processo de ensino-aprendizagem, aprimorando-o segundo as novas demandas que a sociedade apresenta”, diz o texto orientador da Semana Pedagógica.
A Leitura, a Escrita e a Problematização, como encaminhamento didático-metodológico, vem sendo proposto pela Equipe de Educação Básica do NRE como discussão desde 2014. Nos último três anos, a equipe realizou diversas formações para professores, pedagogos, diretores e agentes educacionais no intuito de que a teoria e as técnicas aprendidas fossem aplicadas em sala de aula.
“Os trabalhos não pararão. A Equipe de Educação Básica do NRE está organizando as formações para professores em Leitura, Escrita e Problematização para o ano de 2017. A expectativa é de que os frutos sejam colhidos em 2021, quando os estudantes que iniciaram o 6º ano em 2014 concluirão o Ensino Médio”, comentou a chefe do NRE, Rosimeire Aparecida De Caires.
Para a coordenadora da Educação Básica, Regiane Timoteo, que é licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação, a Leitura, Escrita e Problematização, utilizada como encaminhamento didático-metodológico em todas as disciplinas do Currículo Escolar, proporcionará, ao estudante, qualidade na apropriação crítica do conhecimento sistematizado. “É importante que o professor efetive a leitura, a escrita e a problematização como instrumento didático-metodológico, pois, desse modo, ele aproximará o conteúdo ensinado em sala de aula à dinâmica da realidade do estudante. No dia a dia todos nós nos deparamos com texto para ler e escrever e com situações problemas que exigem de nós soluções. Essa é a dinâmica que também deve prevalecer no ensino”, destacou a coordenadora.