Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão
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NRE Campo Mourão
21/12/2016
Instâncias Colegiadas e Gestão Democrática caminham juntas
O Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, por meio da equipe de Gestão Escolar e técnicos pedagógicos, realizou um trabalho de fortalecimento das Instâncias Colegiadas nas escolas estaduais, em 14 municípios da região, durante o ano letivo de 2016.De acordo com a coordenadora de Gestão Escolar, Elaine Apª Simonelli Janguas: “Esse trabalho é de suma importância para que se efetive a Gestão Democrática dentro das escolas.”
Para efetivar esta ação, a dinâmica do trabalho ocorreu da seguinte forma: a equipe diretiva das escolas estaduais dos municípios convidou os membros das instâncias colegiadas (APMF, Conselho Escolar, Conselho de Classe e Grêmio Estudantil) e também toda a comunidade escolar para participarem de uma reunião voltada ao tema já citado. Nessa reunião, a coordenadora de Gestão Escolar do NRE explicou o que é Gestão Democrática, qual a sua importância e influência direta na melhora da qualidade do ensino. Em seguida, cada técnico explanou sobre a documentação e a participação nas decisões relacionadas às ações financeiras e pedagógicas de cada instância para alcançar cada vez mais a qualidade de ensino dentro da escola pública.
O objetivo principal desse trabalho é levar aos membros das instâncias e à comunidade escolar o conhecimento necessário para que os seus membros atuem cada vez mais nas decisões tomadas pela escola no intuito de garantir a todos, igualdade de condições para a permanência e sucesso na escola e qualidade de ensino.
Na maioria dos municípios, houve uma grande participação dos pais/responsáveis, agentes I e II, professores, pedagogos e diretores das escolas públicas estaduais.
No primeiro semestre de 2017, esse trabalho será finalizado atendendo ao último município da região, Campina da Lagoa, além de duas escolas estaduais em distritos e ao município de Campo Mourão.
Ressalta-se que a Gestão Democrática foi instituída a partir da Constituição Federal de 1988, como também na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), de 1996. E para uma gestão participativa, cabe aos gestores das escolas proporcionarem momentos com a comunidade para a tomada de decisões, exercendo a cidadania na construção da democracia. Assim, os objetivos são traçados coletivamente, respeitando a diversidade de opiniões e construindo a confiança entre todos os envolvidos, cumprindo dessa forma a legislação.