Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Novas turmas GE Formadores
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • denuncie a corrupção
  • Coronavírus 2020
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA - 2021
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções

Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão

Rua Maranhão, 631 - Centro - CEP 85.601-310
Francisco Beltrão - PR | Fone: 46 3520-4900 - Fax: 46 3520-4917  mapa Localização

NRE Francisco Beltrão

20/12/2016

Equipe Multidisciplinar do NRE realiza último encontro do ano

A Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação de Francisco Beltrão encerrou seus encontros deste ano dia 16 de dezembro, refletindo sobre as questões já debatidas e também tratando sobre o tema religiosidade.
Neste encontro o técnico pedagógico, José Lúcio Machado, tratou sobre religiões de matriz africana englobando manifestações culturais, dando exemplo do Candomblé e da Umbanda, que se referenciam através dos orixás, mas que realizam cultos de forma totalmente diferente uma da outra. A palavra Candomblé significa cantar e dançar em louvor, já a Umbanda é um misto de catolicismo e cristianismo, permitindo que entidades se manifestem em seus rituais.
José Lúcio destacou que essas religiões estão atreladas a energias vitais, chamadas de axé. “No contexto das religiões africanas uma das coisas diferentes do cristianismo, por exemplo, é que o ser humano e a natureza não se separam, são uma coisa só. Essas religiões são de origens tribais, elas tem uma relação com a natureza que é extrema. Cada um dos orixás é associado a um elemento da natureza”, explica.
No encontro também foi lembrado de alguns instrumentos musicais de origem africana, usados nos referidos rituais religiosos. O técnico pedagógico e também músico, Giovane Pereira, deu exemplo do som do atabaque, do afoxé e do cajon, mostrando suas diferentes sonoridades. Segundo José Lúcio, é através do som desses instrumentos que a energia é movimentada, usando para cada intencionalidade toques distintos, sendo todo o culto comandado pelo toque instrumental, direcionado pelo Ogan no atabaque.
A coordenadora da Equipe Multidisciplinar do NRE, Ana Graziela Schmitz aproveitou a ocasião para agradecer a colaboração dos técnicos pedagógicos José Lúcio Machado e Lucilia Gouveia e também pela participação de toda a equipe em todos os encontro, lembrando que o conhecimento adquirido pela equipe foi fundamental para diminuir o preconceito interiorizado em cada um de nós.

Equipes Multidisciplinares
Durante este ano a Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação de Francisco Beltrão organizou encontros para discutir e desenvolver estratégias e ações pedagógicas que fortaleçam a implementação da Lei n.º 10.639/03 e da Lei nº 11.645/08, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar.
Não somente a Equipe Multidisciplinar do NRE, mas as equipes formadas por todas as escolas da rede estadual trabalharam na perspectiva de construir uma educação de qualidade, para consolidação da política educacional e construção de uma cultura escolar que conhece, reconhece, valoriza e respeita a diversidade étnico-racial, tendo como resultado excelentes trabalhos, que envolveram toda a comunidade escolar.


Fonte: Assessoria NRE/FNB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.