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NRE Campo Mourão

13/12/2016

CEC Jaelson Biácio realiza jogos da Cultura Africana

A partir da inclusão dos temas africanos no currículo escolar, torna-se necessário a busca de alternativas para desenvolvê-los nas salas de aula. Uma delas é dar um mergulho na cultura africana e indígena, e vivenciar todo o desenvolvimento dos tradicionais jogos (de tabuleiro ou não) desses povos que possibilitarão à escola, ao professor e ao aluno trabalhar com o lúdico, a construção do conhecimento, o raciocínio lógico, a diversidade cultural e social.

Nesse sentido, a professora Célia, de Matemática, do CEC Jaelson Biácio, de Piquirivaí, propôs atividades lúdicas (jogos), aos alunos, típicas da cultura africana e, desta maneira utilizarem os jogos para criarem espaços, tempo e recursos que:

- incorporem à prática cotidiana elementos da cultura africana e indígena, criando assim condições para o exercício da diversidade e do pluralismo cultural;
- evidenciem a contribuição da cultura africana para o desenvolvimento de aprendizagens nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais;
- estimulem a vivência de valores civilizatórios afro-brasileiros;
- contribuam para o desenvolvimento das inteligências múltiplas;
- coloquem o aluno em contato com a história e a cultura africana de épocas anteriores à modernidade;
- fortaleçam a construção do processo identitário dos alunos, em especial dos afro-brasileiros;
Assim, alguns jogos da cultura africana como Yoté ou Dara (Senegal, Borboleta de Moçambique, Shisima do Quênia e Terra Mar de Moçambique foram utilizados na referida escola na semana da consciência negra como uma estratégia de ensino e aprendizagem que dará resposta à diversidade, não só intelectual, como se costuma ser no enfoque tradicional, mas, principalmente, à diversidade social e cultural dos alunos.
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