Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

08/12/2016

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E O GOSTO PELA LEITURA - CE DO CAMPO NILSO FRANCESKI

Com a proposta "Despertando o Gosto Pela Leitura através do Projeto Contação de Histórias", a Agente de Leitura, Marta Correa, da biblioteca do CE do Campo Nilso Franceski, do município de Marechal Cândido Rondon, do NRE de Toledo, acredita que pode favorecer o estímulo da leitura e da escrita, no espaço escolar e, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos em outras áreas do conhecimento.

Para a Professora readaptada, "envolver os alunos, cada vez mais para o mundo da leitura, de forma prazerosa requer muita organização, planejamento e compromisso, por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana". Em sua proposta destaca que, "este Projeto vem ao encontro da realidade do aluno e, dentre seus objetivos, visa atender as necessidades dos alunos relacionadas à socialização, ao estímulo, à criatividade", o que, corrobora, em síntese, com a necessidade do aluno vivenciar a experiência estética, conforme propõem as Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa, enfatiza Sandra Nogueira, coordenadora deste componente curricular, no NRE de Toledo.

A escola, além de contar com um cronograma de leitura a cada quinze dias, também conta com este Projeto, que propôs várias dinâmicas na biblioteca, tais como contação de história com a professora Marta, bem como leitura e análise de narrativas diversas. Seu ponto máximo foi no dia 22 de novembro, quando aconteceu o evento da 1ª Contação de História do CE Nilson Franceski, em horário de contraturno escolar.

"Obtivemos resultados maravilhosos nas apresentações das atividades propostas, com base nas noções e conceitos construídos ao longo do processo", aponta a idealizadora do projeto e acrescenta que, "um dos pontos altos foram os colaboradores: Professor João Rosa, do município de Santa Helena, contador de causos, a senhora Valeska, de 84 anos, da Comunidade de Iguiporã, que veio contar sua história de vida, a mãe de aluno, Jilvane de Melo, que com seus balões palitos, enredou a todos".

Para os alunos do 9º ano, foi uma grande "oportunidade de mostrar nosso talento que, por sinal, não conhecíamos. A professora Marta incentiva muito a leitura e dá muitas sugestões", ponderou a aluna Alana Samara Hoelscher. Suelen Schardong também considerou que “foi um projeto diferente na nossa escola. As histórias eram boas faziam os alunos soltarem a imaginação e superarem a timidez". A aluna Vanessa da Silva ficou "impressionada com a Senhora Valesca, que contou sua história. Muitas pessoas pensam que idosos só ficam sentados, sem fazer nada. Isso significa que não importa a idade das pessoas, se ela quer e tem capacidade para fazer as coisas" e, o aluno André de Cesário, considerou que "o Projeto possui um significado muito positivo e passa a mensagem da importância da leitura, dos caminhos e oportunidades que nos oferece”.

Os alunos do 8º ano também gostaram da iniciativa, e apontaram o grande "esforço para contar as histórias, portanto o resultado foi muito bom. Tivemos a 1ª Contação do Colégio, com excelentes resultados. Gostei muito de tudo e gostaria que tivesse mais vezes”, ponderou a aluna. Yessa Zuse. Para Luiza Bressan, "esse Projeto trouxe maior criatividade, mais imaginação e fez me colocar na frente de muitas pessoas. Ao longo da contação fui me soltando, me sentindo mais livre e melhor para repassar as histórias ".

Para Meirele Brandão, do 7ºano “a ideia de contar histórias foi bem legal e diferente, espero que ano que vem tenha de novo”. Nathan Henk, do 6ºano, considerou, que “foi bem interessante e legal, pois através das histórias podemos imaginar muitas coisas''.

A equipe diretiva e pedagógica da Escola também aprovou a iniciativa e, segundo a Diretora Carla, “o Projeto de Contação de Histórias veio ao encontro do anseio dos alunos, pois a prática da leitura eles têm, mas a maneira diversificada que o projeto apresentou, desenvolveu a autoestima e a aceitação em disseminar este conhecimento aos demais alunos”. A Pedagoga Adaiana Mallmann considera que o Projeto foi muito bem aceito pelos alunos e serve de estímulo à leitura, possibilitando o exercício da comunicação, da criatividade e da iniciativa, pois foram encorajados a recontarem histórias lidas, diante da expectativa de um público ouvinte. Inclusive, “possibilitou, também, a interação com outras pessoas da comunidade, valorizando a cultura local” e, finaliza, considerando que “o trabalho mostrou-se produtivo gerando expectativas pela sua continuidade”.

Iniciativas como estas, que trabalham tanto a leitura individual como a leitura em grupo, destacando sua importância e promovendo o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de estimular a socialização, sem dúvida, revelam que as Bibliotecas podem e devem ser ambientes lúdicos, dinâmicos, com intensa movimentação, a favor da formação de novos leitores e consumidores de livros.

.............  O Núcleo Regional de Educação de Toledo parabeniza a todos os envolvidos!  ...................................................


Fonte: NRE Toledo (Sandra Nogueira)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.