Núcleo Regional de Educação de Apucarana
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NRE Apucarana
05/12/2016
Horta Escolar no C.E. Vale do Saber
No decorrer do ano letivo, os professores Arlan Heideman, Cleber Adriano da Silva e Solange Cristina Bertasso que atuam no C.E. Vale do Saber, no município de Apucarana, tiveram a iniciativa de reativar o espaço da horta escolar.
Além destes docentes da área de Ciências, a prática pedagógica contou com o incentivo da Direção, equipe pedagógica e colaboração do agente educacional I, Ederson Silva Bonette. Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio utilizaram o espaço para o desenvolvimento e cultivo de deliciosas hortaliças.
"A introdução da horta no ambiente escolar favoreceu um laboratório vivo, possibilitando que atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar atrelassem teoria e prática, o que auxiliou no processo de ensino e aprendizagem", afirmou a professora Solange.
Outro fator positivo foi o de estabelecer relações, por meio do trabalho coletivo e cooperado entre os envolvidos. O objetivo da prática foi integrar a “horta” ao cotidiano da Escola, gerando fonte de observação e pesquisa a partir de uma reflexão diária.
Os indivíduos envolvidos na atividade se mostraram conscientes da importância da preservação ambiental, bem como da utilização de recursos naturais como fonte de produção de alimentos.
Após a conclusão de todas as etapas: preparação, plantio e colheita, os produtos foram distribuídos, para que os alunos pudessem levar para suas casas.
Além destes docentes da área de Ciências, a prática pedagógica contou com o incentivo da Direção, equipe pedagógica e colaboração do agente educacional I, Ederson Silva Bonette. Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio utilizaram o espaço para o desenvolvimento e cultivo de deliciosas hortaliças.
"A introdução da horta no ambiente escolar favoreceu um laboratório vivo, possibilitando que atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar atrelassem teoria e prática, o que auxiliou no processo de ensino e aprendizagem", afirmou a professora Solange.
Outro fator positivo foi o de estabelecer relações, por meio do trabalho coletivo e cooperado entre os envolvidos. O objetivo da prática foi integrar a “horta” ao cotidiano da Escola, gerando fonte de observação e pesquisa a partir de uma reflexão diária.
Os indivíduos envolvidos na atividade se mostraram conscientes da importância da preservação ambiental, bem como da utilização de recursos naturais como fonte de produção de alimentos.
Após a conclusão de todas as etapas: preparação, plantio e colheita, os produtos foram distribuídos, para que os alunos pudessem levar para suas casas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana